Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Emoção e protestos marcam 60º Prêmio APCA no Municipal

Miguel Arcanjo

16/05/2017 10h08

O ator, dramaturgo e diretor Ivam Cabral ganhou o Prêmio Especial da APCA -Foto: Edson Lopes Jr.

Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos Edson Lopes Jr.

A noite de entrega do 60º Prêmio APCA foi marcada por muita emoção e também por protestos no palco do Theatro Municipal de São Paulo, nesta segunda (15).

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem ao ator Domingos Montagner, que morreu afogado no rio São Francisco no ano passado. Ele ganhou o póstumo Grande Prêmio da Crítica em TV, por sua trajetória artística e atuação em “Velho Chico”.

A viúva de Montagner, Luciana Lima, recebeu o troféu e, emocionada, lembrou da paixão do marido pelo circo e seu grupo, La Mínima Circo e Teatro, que completa 20 anos. Ela afirmou que ele estava presente ali de alguma forma.

Luciana Lima, viúva de Domingos Montagner, que levou o Grande Prêmio da Crítica em TV, discursa, emocionada, observada por Selma Egrei e Marco Ricca, eleitos melhores atores de TV pela APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

Rita Lee, que ganhou dois troféus, Grande Prêmio da Crítica em Música Popular e Biografia em Literatura, não apareceu na cerimônia. Mandou um recado em áudio no celular do jornalista Guilherme Samora, que recebeu seus prêmios ao lado do filho da cantora João Lee. O público do Municipal ouviu Rita contar que estava em sua toca, cuidando de seus bichos, mas que seu coração estava com o público no Municipal.

Outro momento de emoção foi o discurso de Maria Alice Vergueiro, que levou o Grande Prêmio da Crítica em Teatro. A atriz de 82 anos relembrou sua trajetória nos palcos e agradeceu ao grupo Os Satyros e aos seus fundadores, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, por ajudá-la a fazer teatro nos últimos anos.

Acompanhada do ator Luciano Chirolli, Maria Alice Vergueiro foi ovacionada pelo Municipal ao receber o Grande Prêmio da Crítica em Teatro – Foto: Edson Lopes Jr.

A grande bailarina Marilena Ansaldi, também com 82 anos, arrepiou a plateia do Municipal, ao receber o Grande Prêmio da Crítica em Dança e dizer que estava se despedindo daquele palco que foi seu berço de formação. Foi bastante aplaudida assim como Fernando Lemos, que levou o Grande Prêmio da Crítica em Artes Visuais e fez emocionado discurso.

Fernando Lemos discursa pelo Grande Prêmio da Crítica em Artes Visuais – Foto: Edson Lopes Jr.

Os artistas da Dança protestaram com cartazes no qual criticaram o secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, e exigiram a volta do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Sandro Borelli, presidente da Cooperativa Paulista de Dança, criticou o congelamento de verbas na pasta da Cultura promovido pelo atual prefeito de São Paulo, João Doria. Premiada como melhor atriz de TV por “Velho Chico”, Selma Egrei também criticou o secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, e disse que ele precisa “se tornar amigo e não inimigo” da cultura.

O prefeito João Doria e o secretário de Cultura, André Sturm, não compareceram à cerimônia no Municipal, a mais tradicional premiação artística de São Paulo e do Brasil.

Artistas da Dança protestaram com cartazes no palco do Municipal contra os cortes na pasta da Cultura em São Paulo –
Foto: Edson Lopes Jr.

O cobiçado troféu da Associação Paulista de Críticos de Artes foi entregue aos vencedores pelo trabalho em 2016 em 12 categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

O Prêmio Especial da APCA, concedido por sua diretoria, foi entregue ao ator, dramaturgo e diretor Ivam Cabral, e também ao editor e diretor Paulo Pedro Mendes e ao empresário Alexandre Allard.

O presidente da APCA, José Henrique Fabre Rolim – Foto: Edson Lopes Jr.

“Arte é paixão. Arte é sempre expansiva, não existe limites; retrata a complexidade humana nas suas dimensões mais profundas. Arte representa o bem mais precioso de uma civilização”, discursou o presidente da APCA, José Henrique Fabre Rolim.

A direção da noite, pelo terceiro ano consecutivo, ficou a cargo de Ivam Cabral, com assistência de Gustavo Ferreira e Elen Londero. Os mestres de cerimônias foram o vice-presidente da APCA e colunista do UOL Miguel Arcanjo Prado e a crítica de televisão da APCA Cristina Padiglione. O roteiro ficou a cargo de Marcio Aquiles e Mateus Araújo.

Todos os convidados receberam uma revista sobre o 60º Prêmio APCA e também um livro sobre os 60 anos da instituição, com organização de Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, crítico teatral e ex-presidente da APCA.

O ator argentino Juan Manuel Tellategui e a atriz trans Leona Jhovs foram uma das duplas que representaram a diversidade de São Paulo no time de apresentadores do 60º Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

Outros apresentadores se revezaram no palco, representando a diversidade étnico-cultural e de gênero de São Paulo. Entre os que subiram ao palco para apresentar os vencedores de cada categoria estiveram o ator argentino Juan Manuel Tellategui, a atriz trans Leona Jhovs, o cantores e rapper Emicida, as cantoras trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia, os atores Robson Catalunha, Natallia Rodrigues e Thiago Mendonça, os cantores Jaloo e Juçara Marçal, e a atriz trans Maria Clara Spinelli, e Luis Sobral, presidente da APAA. O ator palestino Isam Ahmad Issa também marcou presença no palco, entregando os troféus.

A noite contou ainda com apresentações musicais de Céu, eleita Artista do Ano em Música e da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Ao fim das premiações, vencedores, críticos e amigos confraternizaram em um coquetel no foyer do Municipal.

Os mestres de cerimônia do 60º Prêmio APCA, Miguel Arcanjo Prado e Cristina Padiglione – Foto: Edson Lopes Jr.

Os cantores Jaloo e Juçara Marçal também apresentaram o Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

O estilista André Lima e o ator Robson Catalunha também estiveram no time de apresentadores do 60º Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

Luis Sobral, diretor da APAA, e Natallia Rodrigues também apresentaram o 60º Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

A atriz trans Maria Clara Spinelli e o ator Thiago Mendonça apresentaram categorias do Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

Os cantores Jaloo e Juçara Marçal e o ator palestino Isam Ahmad Issa, que entregou os troféus aos vencedores – Foto: Edson Lopes Jr.

Veja mais fotos do 60 Prêmio APCA

Veja a lista completa dos premiados:

Premiados em Arquitetura no palco do Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr.

ARQUITETURA
Trajetória: Sergio Ferro
Urbanidade: Projeto Ruas Abertas – Avenida Paulista / Fernando Haddad
Obra de arquitetura: Escola Senai São Caetano do Sul / Claudia Nucci e Valério Pietraróia – NPC Grupo Arquitetura
Preservação de patrimônio moderno: Luciano Brito Galeria – antiga Residência Castor Delgado Perez / Luciana Brito (promotora); João Paulo Beugger, José Armênio de Brito Cruz, Marcos Aldrighi e Renata Semin – Piratininga Arquitetos (readequação arquitetônica); André Paoliello (readequação paisagística)
Pesquisa: Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores / Tuca Vieira
Fronteiras da arquitetura: Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro / Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington
Apropriação urbana: Ocupação Hotel Cambridge / Carmen Ferreira da Silva (líder comunitária); Pitchou Luambo (coordenador do Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto); Juliana Caffé, Yudi Rafael e Alex Flynn (curadores da Residência Artística Cambridge)
Votaram: Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo e Nadia Somekh

Detalhe dos críticos de Artes Visuais da APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

ARTES VISUAIS
Grande Prêmio Da Critica: Fernando Lemos
Exposição internacional: “O Triunfo da Cor” (CCBB)
Exposição nacional: “VOLPI Pequenos Formatos” (MAM)
Retrospectiva: “No Lugar Mesmo: Uma Antologia de Ana Maria Tavares” (Pinacoteca)
Fotografia: Gal Oppido (“Sentidos da Pele”)
Arte e Reflexão: “O Instante Certo” (Dorrit Harazin)
Iniciativa cultural: “Programa Metropolis” (TV Cultura)
Votaram: Antonio Santoro Jr., Antonio Zago, Bob Sousa, Dalva Abrantes, Douglas Negrisolli, Emília Okubo, Fábio Magalhães, Jacob Klintwitz, João J. Spinelli, José Henrique Fabre Rolim, Luiz Ernesto Machado Kawall, Ricardo Nicola, Rubens Fernandes Júnior, Silvia Balady

Premiados em Cinema sobem ao palco do Municipal – Foto: Edson Lopes Jr.

CINEMA
Filme: “Aquarius”,de Kleber Mendonça Filho
Diretor: Gabriel Mascaro, por “Boi Neon”
Roteiro: Kleber Mendonça Filho por “Aquarius”
Ator: Júlio Andrade, por “Sob Pressão”
Atriz: Andréia Horta, por “Elis”
Documentário: “Cinema Novo”, de Eryk Rocha
Fotografia: Diego García, por “Boi Neon”
Votaram: Inácio Araújo, Luiz Carlos Merten, Orlando Margarido, Rodrigo Baldin e Walter Cezar Addeo

Sandro Borelli discursa ao receber troféu em Dança e exigiu a volta do Fomento à Dança, condenando os cortes na cultura no orçamento de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr.

DANÇA
Grande Prêmio da Crítica: Marilena Ansaldi
Espetáculo (Estreia): “Devolve 2 horas da minha vida” – Projeto Mov_oLA/Alex Soares
Espetáculo (Não Estreia): “Dança Por Correio” – Grupo Zumb.boys
Coreografia / Criação: “Rubedo” – Cia. de Dança Siameses/Mauricio de Oliveira
Interpretação: Zélia Monteiro, por “Percursos Transitórios”
Revelação: Grupo Fragmento Urbano
Espaço de Difusão: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (CRD)
Prêmio Técnico: Equipe Técnica do Teatro Alfa
Projeto / Programa: CCSP Semanas de Dança 2016 – Centro Cultural São Paulo
Memória: Ballet Stagium – 45 Anos
Votaram: Amanda Queirós, Ana Francisca Ponzio, Cássia Navas, Flávia Couto, Henrique Rochelle, Iara Biderman, Renata Xavier, Simone Alcântara e Yaskara Manzini

Premiados em Literatura discursam ao ganhar o APCA, ao centro João Lee e Guilherme Samora, que representaram Rita Lee – Foto: Foto: Edson Lopes Jr.

LITERATURA
Grande Prêmio da Crítica: “A Ditadura Acabada -5”, de Elio Gaspari (Intrínseca)
Romance/Novela: “Como Se Estivéssemos em Palimpsesto de putas”, de Elvira Vigna (Companhia das Letras)
Ensaio/Teoria e/ou Crítica Literária/ Reportagem: “Trópicos Utópicos”, de Eduardo Giannetti da Fonseca (Companhia das Letras)
Infantil/Juvenil: “Quem tem medo de curupira?”, de Zeca Baleiro, ilustrações de Raul Aguiar (Companhia das Letras)
Poesia: “Rol”, de Armando Freitas Filho (Companhia das Letras)
Contos/Crônicas: “A(s) Mulher(es) que eu amo”, de Eros Grau (Globo Livros)
Tradução: “[um amor feliz]”, de Wislawa Szymborska, tradução de Regina Przybycien (Companhia das Letras)
Biografia/Autobiografia/Memória: “Rita Lee: Uma Biografia”, de Rita Lee (Globo Livros)
Votaram: Amilton Pinheiro, Gabriel Kwak, Sérgio Miguez e Ubiratan Brasil

Evandro Fióti e Lab-Emiocida ganharam Revelação em Moda –
Foto: Edson Lopes Jr.

MODA
Revelação em Moda: 
Lab-Emicida e Evandro Fióti
Coleção:
À La Garçonne
Estilista do ano: 
Ronaldo Fraga
Fotógrafo:
Gil Inove
Profissional da Beleza: Fabiana Gomes
Stylist:
Pedro Sales
Prêmio Especial da Crítica:
Alberto Hiar pela compra da Zoomp
Votaram:
Pedro Diniz, Chantal Sordi, Silvia Rogar, Mario Mendes e Matheus Evangelista

Os premiados em Música Erudita – Foto: Edson Lopes Jr.

MÚSICA ERUDITA
Espetáculo de ópera: Don Quichotte de Massenet. (Theatro São Pedro, abril/2016, direção Jorge Takla)
Prêmio Especial pelo conjunto da obra: Maestro Roberto Duarte (pela revisão sistemática das obras de Carlos Gomes e de Tommaso Traetta)
Instrumentista: Emannuele Baldini (Spalla da OSESP e Líder do Quarteto OSESP)
Regente de Orquestra: Valentina Pelleggi
Projeto Musical: Programa Preludio da TV Cultura
Cantor Lírico: Rodolfo Giugliani (Lo Schiavo, Theatro Municipal RJ outubro/2016; Il Tabarro, Teatro San Carlo de Nápoles, novembro/2016)
Votaram: Sergio Casoy, Fabio Siqueira, Tellé Cardim

Os premiados pela APCA em Música Popular – Foto: Edson Lopes Jr.

MÚSICA POPULAR
Grande Prêmio da Crítica: Rita Lee (por sua carreira)
Artista do Ano: Céu
Melhor Álbum: “MM3”, Metá Metá
Produção e Direção Artística: Rica Amabis, Daniel “Ganjaman” Takara e Tejo Damasceno por “Sabotage”, Sabotage
Revelação: Mahmundi por “Mahmundi”
Projeto Especial: SIM São Paulo
Show: BaianaSystem
Homenagem: Fernando Faro (In Memorian)
Votaram: Alexandre Matias, Fabio Siqueira, José Norberto Flesch, Marcelo Costa, Sergio Casoy e Tellé Cardim

Detalhe dos premiados em Rádio pela APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

RÁDIO
Prêmio Especial do Júri: Bradesco Esportes FM, pela cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Humorista: Emerson França – Band Bom Dia – Band FM
Apresentador (entretenimento): Serafim Costa Almeida – Banda de Todas as Bandas – Capital AM 1040
Produtor (entretenimento): Mariana Piza – Programa Maritaca – Rádio Vozes
Produtor jornalístico: Renan Sukevicius – Em Alta Frequência – BandNews FM
Repórter: Marcel Naves – Blitz Estadão – Estadão FM
Colunista: – Claudio Zaidan – Esporte Notícia e Esporte Notícia Internacional – Bandeirantes AM/FM
Votaram: Fausto Silva Neto, Marcelo Abud, Marco Antonio Ribeiro e Silvio di Nardo

Premiados e críticos de Teatro da APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

TEATRO
Grande Prêmio da Crítica:
Maria Alice Vergueiro
Espetáculo: Sobre Ratos e Homens
Diretor: João Falcão (Gabriela, um Musical) e Kiko Marques (Sínthia)
Autor/Dramaturgia: Vinicius Calderoni (Os Arqueólogos)
Ator: Leonardo Fernandes (Cachorro Enterrado Vivo)
Atriz: Denise Weinberg (O Testamento de Maria)
Prêmio Especial: Lenise Pinheiro (pelo registro histórico da cena teatral paulista)
Votaram: Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha (votou somente o Prêmio Especial e o Grande Prêmio da Crítica), Carmelinda Guimarães, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Gabriela Mellão, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Marcio Aquiles (votou somente o Prêmio Especial e o Grande Prêmio da Crítica), Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado e Vinício Angelici

Detalhe dos premiados em Teatro Infantil da APCA –
Foto: Edson Lopes Jr.

TEATRO INFANTO-JUVENIL
Grande Prêmio da Crítica: Peer Gynt, direção de Gabriel Villela
Espetáculo de Valorização da Cultura Popular: CAMINHO DA ROÇA (Grupo As Meninas do Conto)
Espetáculo de Bonecos: Berenices (Grupo Morpheus Teatro)
Espetáculo de Inclusão e Acessibilidade: Feio (Coletivo Grão de Arte e Cidadania)
Espetáculo Interativo: Chiquita Bacana no Reino das Bananas (Grupo Folias D’Arte)
Espetáculo de Texto Adaptado: Henriques (Cia Vagalum Tum Tum)
Espetáculo sobre Diversidade Sexual e de Gênero no Universo Infanto Juvenil: A Princesa e a Costureira (grupo Teatro da Conspiração, de Santo André)
Votaram: Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa

Marco Ricca, o melhor ator de TV pela APCA em 2016 –
Foto: Edson Lopes Jr.

TELEVISÃO
Grande Prêmio da Crítica: Domingos Montagner, pelo conjunto da obra (In Memoriam)
Novela: “Velho Chico” (Benedito Ruy Barbosa/TV Globo)
Atriz: Selma Egrei (Velho Chico/TV Globo)
Ator: Marco Ricca (Liberdade, Liberdade/TV Globo)
Diretor: José Luiz Villamarim (Justiça/TV Globo)
Série: Justiça (de Manuela Dias/TV Globo)
Infantil: “D.P.A – Detetives do Prédio Azul” (Gloob)
Cobertura Rio-2016: SporTV
Votaram: Bárbara Sacchitiello, Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flávio Ricco, José Armando Vanucci, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Paulo Gustavo Pereira

Pedro Paulo Mendes agradece seu Prêmio Especial concedido pela APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

PRÊMIO ESPECIAL
Ivam Cabral
Pedro Paulo Mendes
Alexandre Allard

Veja mais fotos do 60º Prêmio APCA:

Detalhe do show de As Bahias e a Cozinha Mineira – Foto: Edson Lopes Jr.

Emicida entre as vocalistas da banda As Bahias e a Cozinha Mineira – Foto: Edson Lopes Jr.

Leonardo Fernandes, melhor ator de Teatro por “Cachorro Enterrado Vivo” – Foto: Edson Lopes Jr.

Selma Egrei, melhor atriz de TV por “Velho Chico” – Foto: Edson Lopes Jr.

Sabrina Denobile e Marcelo Thomaz – Foto: Edson Lopes Jr.

O presidente da APCA José Henrique Fabre Rolim e a assessora de imprensa Adriana Balsanelli – Foto: Edson Lopes Jr.

Os assessores Viviane Nunes, Adriana Balsanelli, Frederico Paula, Vanessa Pinheiro Fontes e Renato Fernandes – Foto: Edson Lopes Jr.

Ganhador do Prêmio Especial, Ivam Cabral é cumprimentado pelo crítico Vinicio Angelici – Foto: Edson Lopes Jr.

O crítico de TV Nilson Xavier faz uma selfie com Maria Clara Spinelli durante o coquetel – Foto: Edson Lopes Jr.

Fabio Siqueira, Miguel Arcanjo Prado, Juan Manuel Tellategui, Rodolfo García Vázquez, Ivam Cabral e Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha – Foto: Edson Lopes Jr.

O melhor ator de Teatro, Leonardo Fernandes, durante o coquetel – Foto: Edson Lopes Jr.

O crítico teatral e ex-presidente da APCA Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, responsável pela pesquisa do livro de 60 anos da entidade – Foto: Edson Lopes Jr.

Artistas da Selvática Ações Artísticas, de Curitiba, durante o coquetel do 60º Prêmio APCA – Foto: Edson Lopes Jr.

A atriz Lauanda Varone e sua mãe, Neiva Varone, no foyer do Municipal – Foto: Edson Lopes Jr.

A crítica da APCA em Música Popular Tellé Cardim – Foto: Edson Lopes Jr.

O crítico teatral José Cetra Filho conversa com o melhor ator em Teatro, Leonardo Fernandes – Foto: Edson Lopes Jr.

Apresentação do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira empolgou o Municipal – Foto: Edson Lopes Jr.

Detalhe dos críticos de teatro da APCA: Vinicio Angelici, Miguel Arcanjo Prado, José Cetra Filho, Evaristo Martins de Azevedo, Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha e Marcio Aquiles – Foto: Edson Lopes Jr.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

 

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista formado pela UFMG, pós-graduado na USP e mestrando em Artes na UNESP. É vice-presidente da APCA. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV UFMG, O Pasquim 21, TV Globo, Curso Abril de Jornalismo, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, R7, Record e Record News.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo conta de um jeito leve e inteligente o que rola nos palcos e nos bastidores do mundo do Entretenimento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo
Topo