Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Viva SP: Famosos revelam seus lugares preferidos

Miguel Arcanjo Prado

25/01/2018 15h41

No aniversário de São Paulo, personalidades do mundo do Entretenimento revelam ao Blog do Arcanjo do UOL seus lugares preferidos na metrópole

Nesta quinta (25), aniversário de 464 anos de São Paulo, o Blog do Arcanjo do UOL faz uma homenagem à cidade que acolhe gente de todo o Brasil e de todo o mundo. Personalidades do mundo do Entretenimento revelam, com exclusividade, quais são seus lugares preferidos na metrópole. Veja só que beleza:

Alessandra Maestrini – Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação

“Meu lugar preferido em São Paulo é o Teatro Porto Seguro. Porque tem a melhor programação cultural da cidade, tanto de teatro e musicais quanto de excelentes shows de música. E lá é tudo impecável, tanto para o público quanto para o artista: luz, som, conforto da plateia, conforto do camarim, atendimento, transporte gratuito… É #phoda.”
Alessandra Maestrini, atriz e cantora

Amanda Acosta – Foto: Leekyung Kim/Divulgação

“No momento o lugar que mais gosto é a Travessa Roque Adoglio na Vila Anglo Brasileira, onde está acontecendo um movimento necessário: os moradores estão ocupando esta viela; há várias manifestações artísticas de moradores inclusive fiz o meu show 'Alô Alô Theatro Musical Brazileiro' para os moradores nesta viela para fortalecer o coletivo. E lá tem a Casa Ateliê Vi Ella, um bar maravilhoso, delicioso do artista plástico André e da Tati, e o bar foi todo feito pelo André e é repleto de obras genuínas e únicas do André e comidinhas deliciosas da Tati.''
Amanda Acosta, atriz

Alexandre Dal Farra – Foto: Jonas Tucci/Divulgação

“Não tenho assim facilmente um lugar específico de que mais gosto em São Paulo, acho em geral uma cidade muito dura e difícil. No entanto, ao ser perguntado, penso de cara no Centro da Cidade, mais especificamente nas imediações do Anhangabaú, pela conjunção de tantos aspectos que constituem São Paulo, desde o acachapante e terrível poder financeiro com a Bovespa, até os ambulantes, as pessoas em situação de rua, e também os cafés, as galerias, os teatros. O centro de São Paulo é múltiplo e é onde se chocam os passantes dessa metrópole violenta, impossível, infinita – e também, bela. Se existe alguma esperança na possibilidade de encontros (ou encontrões) nessa cidade, creio que ela possa surgir ali. Galeria do Rock, Teatro Municipal, largo do Paissandu, largo de São Bento, XV de Novembro, 25 de Março, e também a Prefeitura da cidade – sem deixar de lado a Praça do Patriarca onde convivem Paulo Mendes da Rocha e a pequena e Igreja de Santo Antônio, a mais antiga da cidade. Ali, nesses poucos quarteirões em volta do Anhangabaú, está resumido um pouco do que é a São Paulo, em todo o seu excesso; no seu horror (brutalidade e cegueira do poder e da grana) e na sua beleza (vivacidade e multiplicidade das ruas).”
Alexandre Dal Farra, dramaturgo

Arllete Montenegro – Foto: Divulgação

“Eu adoro o Theatro Municipal. Sou paulistana e estou muito feliz com o aniversário de São Paulo.”
Arllete Montenegro, atriz

 

Aysha Nascimento – Foto: André Murrer/Divulgação

“Meu lugar preferido em São Paulo é uma praça do M'Boi Mirim, na Piraporinha. É uma praça que as pessoas convivem muito. Gosto muito de ir lá, faço ensaios e performances nesta praça.''
Aysha Nascimento, atriz do Coletivo Negro

Bob Sousa em autorretrato

“Meu lugar preferido é a avenida Paulista, principalmente com ela fechada aos domingos e feriados. É um lugar que posso ir com minha família, que minhas filhas principalmente adoram. É um lugar de encontro e de respeito ao outro, onde todas as culturas se encontram e todas as manifestações artísticas, culturais e sociais. É um lugar para compras, comida, arte, para tudo. É a praia do paulistano.”
Bob Sousa, fotógrafo

Bruno Motta – Foto: Divulgação

“Sou fascinado pela av. Paulista, esse epicentro de culturas e diversidade. Gosto da avenida de dia, quando as pessoas correm para seus trabalhos, de noite, com suas luzes, de madrugada com a boêmia. E principalmente gosto da Paulista aos domingos, quando o povo toma conta da avenida com skates, cachorros, bandas de música e o que mais puder ocupar a rua.”
Bruno Motta, ator, humorista e roteirista

Carol Hubner – Foto: Bob Sousa

“Eu amo São Paulo e toda a loucura da cidade. São tantos os cantinhos que me atraem que é realmente difícil escolher… Bares e praças da Vila Madalena, a grandiosidade de algumas estações do metrô, mas, principalmente, amo andar e me sentir parte da diversidade comportamental, cultural e econômica dos transeuntes da Avenida Paulista.”
Carol Hubner, atriz

 

Carolina Stofella – Foto: Bob Sousa

“São tantos lugares que eu amo em São Paulo, mas tenho um carinho especial pelo Parque do Ibirapuera. Um respiro no meio de tanto concreto. Vou praticamente todos os dias para correr e tomar uma água de coco ou para levar meu 'filho peludo' para brincar. Também frequento as exposições no MAM e na OCA e os shows no Auditório. Um lugar lindo que sempre vale a pena a visita.''
Carolina Stofella, atriz

Celso Zucatelli – Foto: Edson Lopes Jr.

É difícil escolher um endereço, então vou lembrar de alguns. Eu costumo dizer que se tem uma cidade que não dorme é São Paulo. Esqueça Nova York, que eu também amo. Mas, a Big Apple dorme. Portanto, quem fica aberto até mais tarde ou 24h ganha a nossa preferência. A Ofner da Nove de Julho é uma parada obrigatória na nossa noite. Depois de um cinema, teatro ou jantar, passada na Ofner sempre. Nos restaurantes, fica até difícil escolher o melhor, mas o Ristorantino, na rua Melo Alves, está na lista dos favoritos. O Ricardinho Trevisani sabe tudo e arrebenta na condução deste endereço. Quando estou em São Paulo, o Parque do Povo é minha rota garantida de bicicleta pela ciclofaixa até a Frutaria São Paulo, onde um abacate com açaí faz minha alegria aos domingos. E, se a pegada for um boteco, destaque para o Moça Bonita e seus quitutes deliciosos no Morumbi.”
Celso Zucatelli, jornalista e apresentador do “Melhor pra Você” na Rede TV!

Eduardo Martini – Foto: Divulgação

“O lugar que mais gosto de estar em São Paulo é dentro de um teatro, em cima de um palco. Não há lugar que ofereça mais cultura e possibilidades quanto aqui. E cada plateia representa uma miscigenação enorme de pessoas, culturas e seres humanos que vêm tentar a vida de São Paulo. Adoro também estar na 25 de Março, no Brás, na José Paulino, onde conseguimos ver a quantidade de diferentes povos que fazem São Paulo.”
Eduardo Martini, ator

Eduardo Pelizzari – Foto: Divulgação

“Eu sou muito apaixonado por São Paulo. Falo que São Paulo é minha mulher e Rio é minha amante. Posso ter muito tesão na minha amante, mas sempre volto para minha mulher. Meu lugar predileto é o parque Ibirapuera, onde medito e faço esporte e me conecto cada vez mais com meu filho.”
Eduardo Pelizzari, ator

Fabíola Reipert – Foto: Edson Lopes Jr.

“Meu local preferido de São Paulo é a avenida Paulista . Nela me sinto em casa até porque nasci praticamente nela , na ‘extinta’ maternidade São Paulo, na rua Frei Caneca , bem próxima à avenida Paulista . Gosto de tudo lá. Do clima, da energia , das pessoas , de passear aos domingos sem carro, das lojas, dos bares, do museu, do shopping . A Paulista é alegria do começo ao fim . Difícil ficar triste lá.”
Fabíola Reipert, jornalista e apresentadora do “Balanço Geral” na Record

Geisy Arruda – Foto: Raphael Castello/AgNews

“O lugar que eu mais gosto em São Paulo é a 25 de Março, porque sou muambeira. Eu vou lá e sou feliz naquele lugar. É vida. É uma loucura que o pessoal me reconhece, grita meu nome, vira uma bagunça e quase não consigo comprar nada. Mas sempre que vem um amigo eu levo na 25 de Março, que é coração de São Paulo, representa bem a classe C, que é o meu povão que eu amo.”
Geisy Arruda, empresária, modelo e atriz

Grace Gianoukas – Foto: Caiuá Franco/Globo

“O lugar que mais gosto é o Parque da Luz com a Pinacoteca, onde vemos milhões de pontos de vista com o mesmo tema. É a capacidade de entender o outro, que é diferente de nós. No parque da Luz vemos pessoas de todas as classes sociais, idades, etnias, o parque da Luz com a Pinacoteca é a cara da diversidade de São Paulo.”
Grace Gianoukas, atriz, humorista e dramaturga

Ivam Cabral – Foto: Andre Stefano/Divulgação

“Amo, sou louco por São Paulo. É a cidade que escolhi pra viver. Embora maluco pelo centro da cidade, onde moro e trabalho, nos últimos anos me divido entre dois endereços: rua Augusta e Parelheiros, extremo zona sul. E Parelheiros tem sido uma descoberta a cada dia. Moro no meio do mato, à beira da represa Guarapiranga, onde compartilho meus dias com esquilos, macacos, quatis e até veados, pasmem! Costumo dizer que tenho um paraíso particular. E lá, em Parelheiros, tenho descoberto mundos incríveis e inimagináveis. Descobri, por exemplo, que São Paulo é caipira. E não só no sotaque, não. Capiria em sua melhor tradição. Se você duvida, experimente almoçar no Chuleta na Pedra, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Santa Cruz, no centro de Parelheiros. Ou se banhar em uma das dezenas de cachoeiras espalhadas pelo bairro. Agora, se você ainda não se convenceu, sugiro que faça uma visita à reserva indígena do cacique Timóteo; ou, então, conheça o Solo Sagrado, o templo da Igreja Messiânica. E então você vai ver como Parelheiros é surpreendente e São Paulo, a cidade mais incrível do planeta!”
Ivam Cabral, ator e dramaturgo do grupo Satyros e diretor da SP Escola de Teatro

Leão Lobo – Foto: Divulgação

“Eu amo São Paulo inteira. Nasci no ano do quarto centenário da cidade, em 1954. Mas tenho carinho especial pela praça da Republica , pois estudei lá no Instituto Estadual de Educação Caetano de Campos, que ficava no prédio que hoje está a Secretaria de Educação. Era uma praça linda e bem cuidada, com patinhos na época da minha infância. E hoje não da nem pra passar por lá. Mas tenho esperança que um dia nossos impostos se revertam para a cidade de fato.”
Leão Lobo, jornalista, apresentador e ator

Leona Jhovs – Foto: Ricardo Matsukawa/Divulgação

“Um lugar que eu gosto muito é o Parque da Luz, que é perto da sede do meu grupo, Pessoal do Faroeste. É um lugar que gosto bastante de estar para descansar, ler um livro, passar o texto de uma peça. Tenho um carinho afetivo por este lugar de natureza que nos relaxa em plena Luz.”
Leona Jhovs, atriz

Luedji Luna – Foto: Tássia Nascimento/Divulgação

“Meu lugar preferido em São Paulo é a Aparelha Luzia, Quilombo Urbano no centro de São Paulo, espaço de sociabilidade preta e militância. Tem a maravilhosa Erica Malunguinho capitaneando o espaço, tem as comidinhas da Ciça, melhor culinária da cidade, tem amor, preto e abundante.”
Luedji Luna, cantora

Marba Goicochea – Foto: Edson Lopes Jr.

“Decidi ficar para morar em São Paulo em 2002, por conta de um convite de trabalho que recebi de Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral na Cia. Os Satyros. E me apaixonei pela cidade, especialmente da praça Roosevelt, que, com sua gente linda, me recebeu com os braços abertos. Daqui a uns anos, terei morado a metade da minha vida em São Paulo, sempre perto da Praça Roosevelt, o que a faz muito especial para mim. São Paulo me cativou. É a cidade que eu escolhi para chamar de minha. Aqui fiz verdadeiros amigos e também me casei. Descobri que aqui há espaço e respeito pela diversidade, e isso é simplesmente maravilhoso. Eu me considero uma Paulistana de coração.''
Marba Goicochea, atriz peruana radicada em São Paulo

Marcelo Medici – Foto: Bob Sousa

“Mudei para o bairro do Paraiso aos 16 anos, bairro que fica ao lado da av. Paulista, e na Paulista eu estudei, trabalhei num banco, e assim que comecei fazer teatro, frequentava para ir ao cinema, encontrava com amigos e fazia o esquenta para sair, e foi o trajeto de voltar pra casa a pé depois da balada, de madrugada. Até hoje quando passo a temporada de uma novela no Rio, volto pra São Paulo e dou uma volta de carro pela Paulista toda.”
Marcelo Medici, ator

Márcia Dailyn – Foto: Ronaldo Donizeti/Divulgação

“Sou apaixonada por São Paulo. Vivo com orgulho e alegria no baixo Augusta. Meu lugar é na praça Roosevelt. Entre bares, teatros, restaurantes. Aqui tudo é possível! Viva São Paulo! Viva a praça Roosevelt.”
Márcia Dailyn, atriz

Miguel Falabella – Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação

Eu sou apaixonado pelos Jardins desde sempre. Quando fui comprar meu apartamento em São Paulo estava pensando em Higienópolis, mas desde que cheguei em São Paulo fui acolhido pelo Jardins. Comprei meu apartamento nos Jardins, faço tudo a pé, meu local favorito de São Paulo. É minha área livre, Oscar Freir, Bela Cintra, aquele buxixo. É disso que eu gosto.”
Miguel Falabella, ator, diretor, dramaturgo e novelista

 

Raphael Garcia – Foto: Flávio Rodrigues/Divulgação

“Meu lugar preferido em São Paulo é a av. Paulista, pela confluência de pessoas, estilos, tipos. Acho que é um lugar interessante para você ter contato com a energia de São Paulo, é uma avenida repleta de possibilidades.''
Raphael Garcia, ator do Coletivo Negro

Rodolfo García Vázquez – Foto: Bob Sousa/Divulgação

“Não sei se eu tenho um lugar favorito, mas um lugar especial do ponto de vista afetivo. Sou da zona norte de São Paulo. Fui criado no bairro do Carandiru e gosto demais de tudo o que está naquela região que sempre foi muito estigmatizada. Eu passeava muito pelo Horto Florestal na infância. Meus avós levavam todos os netos para fazer piquenique por lá, e a gente passeava no meio do mato, brincava perto do lago e depois descansava embaixo de alguma árvore. O lugar está praticamente intacto até hoje e ainda é mágico pra mim.”
Rodolfo García Vázquez, diretor do grupo Os Satyros

Wagner Schwartz – Foto: Annelize Tozetto/Clix/Festival de Teatro de Curitiba/Divulgação

“Descer a rua Augusta em direção ao centro para culturalizar-se''.
Wagner Schwartz, bailarino e performer

Wellington Muniz, o Ceará – Foto: Divulgação

“Sou um cara muito caseiro e viajo muito para fazer shows no Brasil. Quando saio de casa, sempre gosto de ir a bons restaurantes. Vou muito ao Vicolo Nostro, que tem um ótimo cardápio e parece que estamos no quintal de casa. Nos finais de semana, gosto de ir com minha família nas famosas cantinas do Bexiga. Eu e Mirella [Santos] também apreciamos bastante a culinária japonesa e vamos no restaurante KO do Shopping Cidade Jardim, que além de uma ótima comida, tem uma vista incrível da cidade. Lógico, que depois de toda essa comilança, quando posso, vou correr no Ibirapuera!”
Wellington Muniz, o Ceará, humorista, roteirista e apresentador

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista formado pela UFMG, pós-graduado na USP e mestrando em Artes na UNESP. É vice-presidente da APCA. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV UFMG, O Pasquim 21, TV Globo, Curso Abril de Jornalismo, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, R7, Record e Record News.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo conta de um jeito leve e inteligente o que rola nos palcos e nos bastidores do mundo do Entretenimento.