Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Zé Celso vive inferno astral e faz empréstimo

Miguel Arcanjo Prado

06/03/2018 06h01

Zé Celso: “Vivo inferno astral e fiz empréstimo'' – Foto: Jennifer Glass/Divulgação

O diretor José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, falou ao Blog do Arcanjo do UOL que, às vésperas de completar 81 anos no próximo dia 30 de março, “vive um inferno astral''. E ainda revelou: “Tive de fazer um empréstimo, não tenho um tostão''. O diretor não revelou o valor que pediu emprestado.

O comandante do Teat(r)o Oficina revelou que seu longevo grupo teatral, que completa 60 anos de atividades em 2018, não tem mais dinheiro.

“Foi cortado tudo da gente'', afirmou.

Zé contou que, mesmo sendo “um estrondoso sucesso de público e de crítica'', a remontagem de “O Rei da Vela'' — que levou o Grande Prêmio da Crítica da APCA e prêmio de melhor ator para Renato Borghi — não consegue patrocínio para seguir adiante.

Com Zé Celso à frente, elenco celebra reestreia de “O Rei da Vela'' no Teatro Sérgio Cardoso: Zé Celso diz que público quer novas temporadas, mas ainda não há patrocínio – Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício/Divulgação

Ele falou que a montagem está parada após a segunda temporada no Teatro Sérgio Cardoso — a primeira foi em novembro do ano passado, no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, que teve ingressos esgotados.

“Tem muita gente querendo ver 'O Rei da Vela'. O Borghi saiu, mas o Marcelo Drummond está maravilhoso no papel de Abelardo II, ele arrasou! O Nelson de Sá [crítico da Folha de S.Paulo] até escreveu um texto maravilhoso, fazendo justiça a ele. Porque em vez de jogar o bode em mim, jogam no Marcelo. Ele é um puta ator, a peça ficou mais jovem, ficou um espetáculo novo com ele'', defendeu.

“'O Rei da Vela' tem fôlego para mais temporadas, lotou todo dia no Sesc Pinheiros e no Teatro Sérgio Cardoso. Mas precisa de palcão para continuar, teatro tradicional, tem de ter patrocínio'', pediu.

Coro da peça “Roda Viva'' no Oficina em 1968, com nomes como Zezé Motta e Pedro Paulo Rangel: Zé Celso está sem patrocínio para remontagem – Foto: Arquivo Oficina

Roda Viva não tem data de estreia por falta de patrocínio

Zé Celso ainda revelou que mesmo Chico Buarque tendo autorizado a remontagem de “Roda Viva'', sucesso escrito por Buarque e montado pelo Oficina em 1968, o grupo ainda não conseguiu patrocínio para levantar a obra novamente 50 anos depois, como fez ano passado com “O Rei da Vela''.

“Não tenho a menor ideia de quando vou estrear 'Roda Viva', porque não tem dinheiro! Dia 30 de março agora completo 81 anos nesta situação. O Juca Ferreira [ex-ministro da Cultura], que está lá em BH [onde é secretário municipal de Cultura], quer a gente, mas ninguém tem dinheiro! Tive de fazer um empréstimo, porque não tenho um tostão'', disse Zé Celso.

Zé Celso pediu Chico Buarque para liberar a música “Caravanas'' para a remontagem da peça “Roda Viva'', escrita por Buarque – Foto: Cláudio Augusto/Brazil News

Zé esteve no show de “Caravanas'' de Chico Buarque na última quinta (1º), onde contou ao Blog do Arcanjo do UOL o que falaria para o músico pouco antes de entrar no camarim: “Vim pedir ao Chico para usar 'Caravanas' em 'Roda Viva'. Eu adoro essa música'', contou.

Disputa com Silvio Santos

Zé Celso vive nos últimos meses um enfrentamento público com Silvio Santos, que é dono do terreno ao lado do Teat(r)o Oficina. Silvio quer construir prédios no local, já Zé Celso implora que o espaço seja transformado em um parque público e diz que torres afetariam a arquitetura do Oficina, eleito o mais belo teatro do mundo pelo jornal inglês The Guardian, tapando o janelão do Oficina, com vista para o centro de São Paulo. Até o momento não houve acordo.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista formado pela UFMG, pós-graduado na USP e mestrando em Artes na UNESP. É vice-presidente da APCA. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV UFMG, O Pasquim 21, TV Globo, Curso Abril de Jornalismo, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, R7, Record e Record News.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo conta de um jeito leve e inteligente o que rola nos palcos e nos bastidores do mundo do Entretenimento.