Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Rapidinhas Especial Satyros na China

Miguel Arcanjo Prado

26/10/2018 17h41

Artistas da Cia. de Teatro Os Satyros posam em frente ao cartaz da peça "Cabaret Fucô" no Festival de Teatro de Wuzhen, um dos mais importantes da Ásia – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Satyros chineses
Os 16 artistas da Cia. de Teatro Os Satyros estão em festa em Wuzhein, na China. A 18.500 km de São Paulo, onde o grupo tem sede na praça Roosevelt, eles estrearam do outro lado do mundo nesta sexta (26) sua peça "Cabaret Fucô". Eita.

O ator do Satyros Ivam Cabral, pouco antes de estrear na China a peça "Cabaret Fucô" no Festival de Teatro de Wuzhen – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Sucesso de público
A obra foi convidada pelo Festival de Teatro de Wuzhen. Sessão com casa lotada e aplausos calorosos. "Arrasamos", define o ator Ivam Cabral. Em êxtase.

Público lota o N Teatro em Wuzhen para ver a peça brasileira "Cabaret Fucô" do Satyros, na China – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Tem mais
O Satyros ainda faz mais três sessões de "Cabaret Fucô" em Wuzhen nos próximos dias. Os chineses disputam os ingressos a tapa.

Viajados
A China é o 18º país para o qual o Satyros leva seu teatro. A viagem antecipa o começo das comemorações dos 30 anos da companhia em 2019. Parabéns.

Modernos e elegantes: os artistas do Satyros em Wuzhen na China: André Lu, Felipe Moretti, Julia Bobrow e Felipe Soares – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Com que roupa eu vou?
Os atores do Satyros foram recebidos com banquete pela organização do Wuzhen Theatre Festival. Os artistas tiraram da mala suas melhores vestimentas para não fazer feio. André Lu, que já havia sido escolhido o mais bem vestido no voo que levou a trupe do Brasil à China, acabou perdendo dessa vez para Julia Bobrow, que apostou em um modelito preto que causou frisson entre os chineses. Lindíssima.

Julia Bobrow: a mais elegante do Satyros em banquete na China – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Troca-troca
Falando em André Lu, com seus 19 anos, ele é o mais jovem da trupe, em sua primeira viagem de tão larga distância internacional. O rapaz ficou tão empolgado que trocou de roupa três vezes durante a viagem de 24 horas até a China. Sempre com modelitos maravilhosos. Não é bobo nada.

Rumo à China: artistas da Cia. de Teatro Os Satyros posam dentro do avião pouco antes da decolagem para um dos mais importantes festivais da Ásia, em Wuzhen, onde encenam "Cabaret Fucô" – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Sofisticação
Falando em coisa chique, rolou sala VIP para o Satyros no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foi um luxo só. Com direito a champanhe e tudo mais. Então, tá.

A atriz Sabrina Denobiles posa de "Ariel" em uma fonte de Wuzhen na China – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Opulência
Dentro do voo da Emirates para Dubai, onde a trupe fez escala, não foi diferente. Uma ala da aeronave foi reservada só para os artistas brasileiros. A atriz Sabrina Nóbile, cuja mãe é chefe de voo na Emirates, se refestelou em quatro poltronas durante o voo. Quem pode pode.

Discrição
Falando em Dubai, um amigo do Satyros avisou: "Não causem muito por aí, tá?". Robson Catalunha aproveitou a chegada na cidade que é o coração do Oriente Médio para fazer um registro de cartão-postal da janelinha do avião. Atento.

Dubai vista da janela do avião da Emirates que levou o grupo Satyros para o outro lado do mundo – Foto: Robson Catalunha – Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Troca-troca
Assim como André Lu, Sabrina Denobile também trocou de roupa no voo para a China. Mas só duas vezes. É que ela é mais minimalista.

O ator Gustavo Ferreira em frente ao cartaz da peça "Cabaret Fucô" em Wuzhen, na China, com seu rosto estampado – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Glorioso
O ator Gustavo Ferreira mal pode andar por Wuzhen. É que seu rosto foi escolhido para ser o cartaz da peça "Cabaret Fucô" na China. Ele está por toda a parte, com seu rosto estampado gigante em outdoors pelas ruas da China. A glória.

Devoto
Como não é bobo, Gustavo Ferreira foi ao Templo do Deus Guan, em Wuzhen, agradecer pela dádiva alcançada. Fez muito bem, para espantar olho gordo. Sai pra lá.

Os artistas do Satyros Felipe Moretti, Felipe Soares, Eduardo Chagas, Silvio Eduardo e Bel Friósi são paparicados por atores japoneses no Festival de Teatro de Wuzhen, na China – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Coleguinhas
O pessoal do Satyros é o mais paparicado pelos outros grupos internacionais que estão em Wuzhen, como o Thalia Theater de Hamburgo, da Alemanha, o Teatro de Arte de Moscou, da Rússia, o Mabou Mines, dos Estados Unidos, e o Postes, do Japão. Todos querem ficar próximos aos brasileiros. "Estamos com a fina flor do teatro mundial", define Ivam Cabral. Que bom.

Os atores Fabio Penna e Gustavo Ferreira posam como imperadores chineses no Festival de Teatro de Wuzhen, na China – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Magnânimos
Os atores brasileiros estão deslumbrados com a estrutura impactante montada em Wuzhen. "Reproduziram o Estação Satyros no palco do N Theatre", conta Ivam Cabral, antes de exclamar, lá da China: "Uma loucura!".

Sonâmbulo
O ator Fabio Penna está tão elétrico com a China que mal consegue dormir por lá. Que fuso foi esse?

Ivam Cabral, em Wuzhen, na China: artistas dos Satyros são tratados como reis e rainhas do outro lado do mundo – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Five stars
Falando novamente em luxo, os atores do Satyros estão hospedados em um hotel "mil estrelas", porque cinco seriam poucas para tanto conforto, eles juram. "O tratamento é super VIP, um sonho", dizem, em coro, nossos artistas. Quem não gosta de um mimo, né?

Tira uma foto?
Os atores André Lu e Bel Friósi causam frenesi nas ruas de Wuzhein. Todo mundo pede para tirar foto com os artistas. Clique.

O ator do Satyros Felipe Moretti posa com um bebê chinês: artistas brasileiros fazem sucesso nas ruas de Wuzhen – Foto: Divulgação Satyros – Blog do Arcanjo – UOL

Tira mais foto?
Aliás, não só André Lu e Bel Friósi têm cotidiano de estrela de Hollywood nas ruas de Wuzhen. Todos os atores do Satyros são interpelados o tempo todo para posarem. E adoram. Uma mamãe chinesa se empolgou e jogou seu bebê no colo do ator Felipe Moretti e pediu que fotografasse com o pimpolho. Que graça, gente.

Para a posteridade
A coluna deixa registrado para a história do teatro brasileiro o nome dos artistas do Satyros que representaram o Brasil no Festival de Teatro de Wuzhen, na China, em 2018: Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez, Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Eduardo Chagas, Robson Catalunha, Julia Bobrow, Sabrina Denobile, Fabio Penna, André Lu, Bel Friósi, Silvio Eduardo, Felipe Moretti, Felipe Soares, Flávio Duarte e Fábio Vanzo. Alguém tem de mandar gravar esses nomes em uma placa de bronze, né?

Leia mais: Satyros vai à China convidado por importante festival da Ásia

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes Cênicas pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia e Band. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas de Cultura em Mídia Eletrônica do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.