Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Simone Zucato vibra com beata em 'O Sétimo Guardião' de Aguinaldo Silva

Miguel Arcanjo Prado

08/11/2018 11h00

A atriz Simone Zucato foi escolhida por Aguinaldo Silva para viver a beata Liliane em sua novela das 21h "O Sétimo Guardião",  que estreia na próxima segunda (12) na Globo – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Faz frio e chove uma garoa fina na cidade de São Paulo. A atriz Simone Zucato avisa que, presa em um congestionamento na rua da Consolação, em dez minutos chega à Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde está marcada a entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo no UOL com ensaio do fotógrafo Bob Sousa.

Paulista de Socorro que morou boa parte da infância e adolescência nos Estados Unidos até seu retorno definitivo para a capital paulista, aos 42 anos ela galga degrau importante na carreira: sua estreia no horário nobre da Globo com uma personagem escrita por Aguinaldo Silva especialmente para ela, a beata Liliane, da fictícia cidade de Serro Azul, onde se passa a trama da nova novela das 21h, "O Sétimo Guardião", que estreia nesta segunda (12).

Logo, Simone chega, com aquela elegância e docilidade que possui. É evidente sua felicidade com o atual momento, apesar da correria na ponte aérea, já que as gravações do folhetim acontecem no Rio e ela mora em São Paulo, com o marido, o médico Victor Fioravanti.

Ela vibra com a novela, fruto de toda uma trajetória. "Sempre achei que o trabalho em televisão é resultado de uma carreira nos palcos, de alguém que se exercitou muito antes de poder se experimentar na TV", diz.

A atriz Simone Zucato – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Em São Paulo, a atriz é tarimbada nos palcos, não só na atuação, mas também nos bastidores, já que atua como eficiente produtora. O espetáculo "A Toca do Coelho", que esteve em cartaz entre 2013 e 2015 e no qual deu vida à libertária Isa, contracenando com Reynaldo Gianecchini e Maria Fernanda Cândido, foi uma de suas produções mais aclamadas e grande vitrine para seu trabalho junto ao público e à crítica.

Agora, é tempo de viver a beata Liliane. "Ela é uma homenagem do Aguinaldo Silva à personagem Amorzinho, que foi interpretada por Lilia Cabral em 'Tieta'", revela. "É uma beata que não é tão beata assim, é um pouco assanhada", diverte-se.

Na trama, Liliane é uma das seguidoras da beata-mor Mirtes Aranha, vivida por Elizabeth Savalla. "Fazem parte do séquito que a acompanha eu, o Paulo Miklos, a Inês Peixoto, que é atriz do Grupo Galpão, e Talita Fusco", adianta.

Com Aguinaldo Silva no quadro ao fundo, Simone Zucato conversa com o jornalista Miguel Arcanjo Prado em uma sala da Casa Aguinaldo Silva de Artes, em São Paulo – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

O Blog do Arcanjo no UOL quer saber como Simone foi parar em uma novela de Aguinaldo Silva. Ela conta que as coisas aconteceram no seu tempo certo, de forma natural.

"Em janeiro de 2016 fiz um curso de atuação de sete dias com o Aguinaldo Silva aqui em São Paulo. Foi quando nos conhecemos pessoalmente e fiquei encantada, falamos de 'A Toca do Coelho'. Depois, fiz uma leitura da peça 'Lili Carabina', de autoria dele, que foi um sucesso com a Viviane Araújo. Em março do ano passado, ele me disse que eu iria fazer a próxima novela dele. Mal podia acreditar", conta.

Ao frequentar os cursos da CASA, a Casa Aguinaldo Silva de Artes, no bairro de Vila Buarque, região central de São Paulo, a atriz foi ficando mais próxima do autor.

"Ele participa de tudo, assiste o que os alunos fazem, vê as aulas. O Aguinaldo abriu uma porta muito importante para mim. Estar no elenco de 'O Sétimo Guardião' é uma grande oportunidade, um grande presente. Sinto-me premiada. Além disso, ele é uma pessoa excelente, muito inteligente. Dá vontade de ficar conversando horas com ele", diz.

Simone Zucato no hall de entrada da CASA – Casa Aguinaldo Silva de Artes, em São Paulo – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Para a atriz, o desafio de estar em uma novela de realismo fantástico, gênero ao qual Aguinaldo Silva volta após 20 anos, é não cair no caricato, buscando sutilezas para a interpretação, sem deixar de criar elementos que deixem a personagem no gosto do público.

"Fazer a Liliane me tira da zona de conforto. Estamos gravando desde a primeira semana de setembro. A direção é incrível, o Rogério Gomes, o Allan Fiterman e toda a equipe. Quando não estou em cena, peço para assistir às gravações com os meus colegas. Fico observando, aprendendo", confessa.

Afinal, o elenco da novela protagonizada por Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa conta com alguns dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como Tony Ramos, Lília Cabral, Zezé Polessa, Marcos Caruso e Ana Beatriz Nogueira, entre outros.

Simone Zucato, a Liliane de "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva, na Globo – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Além de atriz, Simone também é médica, profissão que chegou a exercer por muitos anos, fruto de influência do pai, o dentista Eurico Zucato. "Sou médica geriatra, mas não exerço mais. Mas os colegas de elenco descobriram e pedem algumas dicas de saúde nos bastidores", conta, bem humorada.

Seu Eurico, que investiu na medicina para a filha, não só aceitou ter uma atriz na família como já virou fã número 1. "Ele já me disse que vai assistir. Ficou muito feliz quando soube que eu estava escalada para uma novela de Aguinaldo Siva, de quem ele é admirador", revela.

Simone Zucato, a Liliane de "O Sétimo Guardião" na Globo, trama de Aguinaldo Silva: plano de volta ao teatro assim que a novela acabar – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Como Simone não consegue ficar afastada dos palcos muito tempo, ela já planeja a volta ao teatro no segundo semestre de 2019, assim que a novela acabar.

"Estou produzindo uma peça para estrear no segundo semestre de 2019 que foi feita na Broadway por uma grande estrela da série 'Sex and the City'", deixa a pista no ar, antes de posar para o fotógrafo Bob Sousa, no palco da Casa Aguinaldo Silva de Artes.

Do lado de fora, a garoa fina teima em cair sobre a cidade de São Paulo, prenúncio de renovação de futuro desta obstinada atriz.

Agradecimentos: Vira Comunicação, Flávia Fusco Comunicação, Casa Aguinaldo Silva de Artes, Julio Luz e Francisco Patricio.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

A atriz Simone Zucato, escolhida por Aguinaldo Silva para ser a beata Liliane da novela "O Sétimo Guardião" na Globo – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

 

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes Cênicas pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia e Band. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas de Cultura em Mídia Eletrônica do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.