Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

'Meu orgulho é ser associada à alegria', diz Ivete aos 25 anos de carreira

Miguel Arcanjo Prado

22/11/2018 09h06

Ivete Sangalo: alegria é o que define seus 25 anos de carreira, que serão celebrados com o DVD "Ivete Live Experience" no próximo dia 8 de dezembro no Allianz Parque, em São Paulo – Foto: Manuela Scarpa – Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Ao entrar no camarim de seu trio elétrico, Ivete Sangalo parece serena e feliz. Afinal, ela é pura expectativa para a gravação do DVD "Ivete Live Experience", no próximo dia 8 de dezembro, em megashow no Allianz Parque, em São Paulo, quando celebra seus 25 anos de carreira.

A cantora lança com o trabalho sucessos que prometem embalar o próximo Carnaval de Salvador, para o qual volta após ter ficado ausente na folia deste ano por conta do nascimento das gêmeas, Marina e Helena, no sábado de festa. Ivete também é mãe de Marcelo, de nove anos; os três são frutos de seu casamento com o nutricionista baiano Daniel Cady.

Aos 46 anos, a baiana caçula de seis irmãos nascida em uma família simples em Juazeiro ocupa há um quarto de século o posto de maior pop star do Brasil, fruto de seu talento inegável e forte carisma tanto no palco e na frente as câmeras quanto nos bastidores, que a fizeram colecionar números fartos.

Ivete Sangalo na gravação do disco e DVD ao vivo "Ivete no Maracanã", marco em sua carreira lançado em 2007 – Foto: Divulgação – Arquivo – Blog do Arcanjo – UOL

São mais de 300 canções, 22 discos gravados, 6 DVDs e vendas que ultrapassam 15 milhões de cópias. Trabalhos que lhe renderam mais de 150 prêmios, entre os quais o Grammy Latino e o Shorty Awards. E algo que diz ser seu talismã: os mais de 300 fã-clubes espalhados pelo mundo, além dos 51 milhões de seguidores nas redes sociais — o que a torna uma das artistas mais influentes nas plataformas digitais.

Reverenciada pelos mais importantes nomes da música, ela jamais abriu mão do gênero que a lançou como vocalista da Banda Eva, o axé. E é ele que vai priorizar em seu novo DVD, sem deixar de dialogar no palco com nomes donos de estilos distintos, como a sertaneja Marília Mendonça, o sambista Ferrugem, o espanhol Alejandro Sanz e o norte-americano Brian McKnight, como revelou nesta entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo no UOL, concedida no camarim de seu trio elétrico, no último feriadão, em Florianópolis, quando foi homenageada na 13ª edição do Folianópolis.

Leia com toda a calma do mundo.

Ivete Sangalo domina o Folianópolis para celebrar 25 anos de carreira no último feriadão – Foto: Felipe Souto Maior – Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Miguel Arcanjo Prado — Sabe qual foi a primeira entrevista que fiz com você?
Ivete Sangalo — Ah, tem 74 anos [risos].

Miguel Arcanjo Prado — Não, tem menos [risos]. Foi em 2007.
Ivete Sangalo — Deixa eu fazer as contas… Tem 11 anos, então [risos].

Miguel Arcanjo Prado — Foi justamente aqui, no Folianópolis, estava ainda começando a carreira, como repórter na Contigo!, e me lembro bem que foi parecido com hoje, o Dito [Espinheira, fiel assistente de Ivete] me abrindo a porta do camarim com um sorriso, igual neste reencontro 11 anos depois, novamente, aqui em Florianópolis, com você agora celebrando 25 anos de carreira. Ivete, qual é o seu legado para a indústria musical brasileira?
Ivete Sangalo — Eu não sei para a indústria… Acho que a indústria é algo que a gente não conhece, porque o sucesso, o que vai tocar as pessoas, isso não é uma fórmula. Então, seria até ingênuo eu pensar que teria uma fórmula ou uma maneira de colaborar com a indústria.

Ivete Sangalo no Folianópolis que a homenageou como tema da festa por conta dos 25 anos de carreira – Foto: Felipe Souto Maior – Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Miguel Arcanjo Prado — Mas você é um sucesso absoluto há 25 anos.
Ivete Sangalo — Obviamente, é uma carreira duradoura, uma carreira de muitos êxitos de música.

Miguel Arcanjo Prado — E qual é o seu grande legado então?
Ivete Sangalo — O meu grande legado mesmo é a associação da presença com a alegria. É tipo assim: "eu vou ver Ivete eu vou ficar alegre". Meu orgulho é ser associada à alegria. Isso para mim é de suma importância, mesmo.

Miguel Arcanjo Prado — Por quê?
Ivete Sangalo — Porque é prazeroso ter essa convicção de trazer um pouco de alegria para as pessoas.

Miguel Arcanjo Prado — Isso é fato. Seu nome virou sinônimo de alegria. Ela é o definidor de seu DVD comemorativo de 25 anos em São Paulo no Allianz Parque no próximo dia 8 de dezembro, o "Ivete Live Experience"?
Ivete Sangalo — Menino, demorei dois anos para aprender a pronunciar esse nome: 'Ivete Live Experience' [risos]. Olhe, o que eu aprendi nesses 25 anos, a tônica é: onde eu me sinto mais feliz nesses 25 anos cantando? No axé mesmo, sabe, é no axé. Quando eu vou fazer qualquer outra coisa, ele está lá. Olho para o lado, e ele está lá. Sei que vou descer a ladeira e que vai ser uma alegria!

Ivete Sangalo nos tempos de vocalista da Banda Eva nos anos 1990, quando foi lançada ao estrelato nacional – Foto: Divulgação – Arquivo – Blog do Arcanjo – UOL

Miguel Arcanjo Prado — Como será o DVD?
Ivete Sangalo — É um DVD de memórias, porque são 25 anos, algumas regravações, muita coisa inédita, como "O Amor Vence", "Teleguiado" e "Meu Peito Dispara", e muita coisa que o público já conhece, que é meu, e eu não abro mão. Então, vou ter muitos convidados lindos, muita gente boa: Marília Mendonça, Ferrugem, Alejandro Sanz e Brian Mcknight. Estou num momento de compor, porque gravo discos mais autorais, bem nessa pegada mesmo de Bahia. E é um disco que vai alimentar o grande pilar dessa carreira que é o axé, o meu axé.

Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador, ao qual planeja volta triunfal – Foto: Dilson Silva – AgNews – Blog do Arcanjo – UOL

Miguel Arcanjo Prado — O que planeja para o Carnaval de Salvador?
Ivete Sangalo — O Carnaval vai servir para distribuirmos os sucessos do DVD nos blocos de Salvador. Vão ser lindos os blocos. A expectativa é muito grande. Fiz pensando nisso. Porque quando estou em cima do trio, você sabe porque já me acompanhou muitas vezes, eu fico transformada.

Miguel Arcanjo Prado — Você planeja um retorno triunfal já que não pôde participar do último Carnaval por conta do nascimento das gêmeas?
Ivete Sangalo — Eu vou voltar fervendo!

O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Folianópolis e do Grupo All.

Agradecimentos: Alexandre Augusto Gonçalves, Dito Espinheira, Felipe Souto Maior e Leticia Gazani.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Ivete Live Experience – Gravação do DVD comemorativo dos 25 anos de carreira de Ivete Sangalo
Quando: 08/12/2018 (Sábado), abertura dos portões às 17h, show às 20h.
Onde: Allianz Parque (av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo)
Quanto: R$40,00 a R$ 340,00
Classificação etária: 16 anos. Menores entre 14 e 16 anos de idade, acompanhados do responsável legal.

Ivete Sangalo: axé será prioridade no DVD que comemora seus 25 anos de carreira; sobre o Carnaval de Salvador, avisa: "Vou voltar fervendo" – Foto: Manuela Scarpa – Blog do Arcanjo – UOL

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes Cênicas pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia e Band. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas de Cultura em Mídia Eletrônica do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.