Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Agnès Varda e João das Neves são homenageados no VAC em BH

Miguel Arcanjo Prado

2001-02-20T19:17:08

01/02/2019 17h08

Agnès Varda e João das Neves são homenageados pelo festival VAC – Verão Arte Contemporânea, em BH – Fotos: Divulgação/VAC – Blog do Arcanjo – UOL

Belo Horizonte respira arte por todos os cantos da cidade nesta 13ª edição do festival Verão Arte Contemporânea, o VAC, que este ano homenageia a cineasta Agnès Varda e o diretor teatral João das Neves.

Entre os destaques da robusta programação está a presença do convidado internacional francês Serge Kaganski, jornalista e crítico que participa de uma homenagem à cineasta europeia Agnès Varda — por conta de seus 90 anos, ela não pôde viajar da França a Minas Gerais.

"A presença de Kaganski em BH é um ganho para o verão mineiro. Ele é amigo da família de Agnès Varda, conhece toda a sua obra e é um dos críticos mais importantes e respeitados da França. Ele foi indicado pela família da cineasta e está feliz e honrado em desembarcar na capital mineira", afirma ao Blog do Arcanjo no UOL Ione de Medeiros, diretora artística do VAC.

Com entrada franca, a Perspectiva Agnès Varda será realizada de 5 a 10 de fevereiro no Sesc Palladium. No dia 11 é a vez do CCBB receber a mostra de cinema. E de 12 a 14 de fevereiro os filmes da cineasta belga radicada na França serão exibidos no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes: "Visages, Villages" (2018); "As Praias de Agnès" (2011); "Jacquot de Nantes" (1991) e "As Duas Faces da Felicidade" (1965).

Outro nome celebrado é o do diretor teatral João das Neves, que morreu no ano passado. Entre as ações, haverá show de sua víuva, a cantora Titane, com presença de convidados no CCBB-BH no dia 17, e também sessões especiais do espetáculo "Madame Satã", sua última direção ao lado de Rodrigo Jerônimo, entre 15 e 16 de fevereiro, também no CCBB mineiro. A montagem fez sucesso em São Paulo, onde foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil como Melhor Musical de 2017.

Conheça a programação completa do VAC

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.