Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Rapidinhas: Ivam Cabral, do Satyros, receberá título de Cidadão Paulistano

Miguel Arcanjo Prado

2009-02-20T19:08:56

09/02/2019 08h56

O paranaense Ivam Cabral será Cidadão Paulistano – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Paulistano desvairado
Paranaense de Ribeirão Claro, Ivam Cabral, fundador da Cia. de Teatro Os Satyros ao lado de Rodolfo García Vázquez, vai receber em breve o título de Cidadão Paulistano na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Está todo contente.

Rei da praça
Ivam Cabral, com seu grupo Os Satyros, foi um dos principais responsáveis pela praça Roosevelt ter virado o grande point cultural paulistano que é hoje. Antes da chegada dele por lá, o lugar era perigosíssimo. Fez história.

Um teatro para chamar de meu
Ivam Cabral também virou nome de sala de teatro na cidade de Registro, no interior paulista. O Espaço Caixa Preta de Teatro, do grupo que completa 25 anos, recebeu o nome de Sala Ivam Cabral. Que chique.

Recorde
Para completar a boa safra de novidades, Ivam Cabral celebra ainda o recorde do filme "A Filosofia na Alcova" nos cinemas. O longa que dirigiu ao lado de Rodolfo García Vázquez ficou impressionantes 63 semanas em cartaz na Caixa Belas Artes, um dos cinemas mais tradicionais da capital paulista. Eita.

Marília Gabriela está na peça "Casa de Bonecas – Parte 2", que reestreia dia 13 no Teatro Faap – Foto: Miro – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

O retorno
Após viajar pelo interior de São Paulo, a peça "Casa de Bonecas – Parte 2" volta à capital paulista. Dessa vez, a montagem protagonizada por Marília Gabriela em grande momento como atriz aporta no Teatro Faap, de 13 de fevereiro a 28 de março, às quartas e quintas, às 21h. Imperdível.

Senhora do destino
No drama dirigido por Regina Galdino, Marília Gabriela é uma mulher que abandonou a família e retorna 15 anos depois para um importante acerto de contas. Empoderadíssima.

Corra pra ver: com atuação potente, Nicole Cordery é o centro nevrálgico da peça "Nunca Fomos Tão Felizes", no Teatro Itália – Foto: Thaís Boneville – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Roubando a cena
Corra para ver a grande atuação de Nicole Cordery na peça "Nunca Fomos Tão Felizes", em cartaz no Teatro Itália. Ela está impressionante.

Intensa
Em "Nunca Fomos Tão Felizes", de Dan Rosseto, Nicole Cordery é uma mulher amarga e infeliz no casamento, cuja única diversão é ver o caos se formar ao seu redor. Forte.

A cantora Liniker aplaudiu a peça "Gota D'Água {Preta}" – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Chegando à cena
A cantora Liniker aplaudiu a estreia no teatro da colega Juçara Marçal em "Gota D'Água {Preta}" no Itaú Cultural. Juçara é Joana, a sofrida personagem criada por Chico Buarque e Paulo Pontes. O pesquisador do teatro paulistano Alexandre Mate também aplaudiu com vigor a montagem capitaneada por Jé Oliveira. Foi um sucesso.

Presentes
Nomes de mulheres assassinadas estampam a cenografia de "Gota D'Água {Preta}", criada por Julio Dojcsar. Entre eles estão o da vereadora carioca Marielle Franco e o da religiosa e ambientalista Dorothy Stang. Não podemos esquecer.

Sesc Avenida Paulista terá experiência de imersão do público em dramaturgia sensorial – Foto: ExCompanhia – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Imersão completa
O Sesc Avenida Paulista recebe a partir de 21 de fevereiro a instalação interativa "frequencia_ausente.doc", que terá como tema o desaparecimento de um ator. Trata-se de dramaturgia site specific e documental da ExCompanhia, que conduz o visitante em uma experiência pelos andares do prédio. Bernardo Galegale, Gustavo Vaz e Gabriel Spinosa assinam a concepção e a dramaturgia da experiência. Vai dar o que falar.

Cleide Queiroz em "Palavra de Stela" – Foto: João Caldas Filho/Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Dama do teatro
A atriz Cleide Queiroz volta com a peça "Palavra de Stela" dia 22 de fevereiro no Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo. Com o solo dirigido e escrito por Elias Andreato ela celebra 50 anos de carreira. Grande atriz.

Cena do musical "Lembro Todo Dia de Você", que mostra um jovem que descobre ter o HIV – Foto: Giovana Cirne – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Sem preconceito
Com linguagem jovem, o musical "Lembro Todo Dia de Você" volta ao Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, em 8 de março. Conta a história de um jovem que contrai o vírus HIV e precisa lidar com isso. Tema forte e necessário.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.