Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Artista elogiada por Richard Gere e Elton John expõe obras em SP

Miguel Arcanjo Prado

2010-04-20T19:18:19

10/04/2019 18h19

A artista Adriana Bertini, que abre exposição em São Paulo na próxima terça – Foto: Bob Wolfenson – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

A artista visual Adriana Bertini sabe que leva adiante uma missão primordial que une suas duas paixões: a arte e o ativismo em prol dos direitos humanos das pessoas que convivem com o HIV.

Definindo-se como "artivista", ela já expôs em mais de 20 países e foi elogiada por astros internacionais como o ator hollywoodiano Richard Gere e o cantor inglês Elton John.

Em seu trabalho, ressignifica em arte a camisinha que previne o contágio pelo vírus causador da Aids.

Adriana abre na próxima terça (16), a exposição O.X.E.S. (termo que remete à palavra sexo, escrita de trás para frente).

"A arte tem o papel fundamental no desenvolvimento humano e promove mudanças de comportamento", diz.

O vernissage contará com a presença ilustre do norte-americano Timothy Ray Brown, primeiro paciente no mundo a ser curado do HIV.

Sem medo de quebrar tabus, Bertini afirma que deseja "derrubar as barreiras do preconceito e da discriminação sobre temas relacionados à saúde sexual".

Ela lembra que a informação e a prevenção são os melhores métodos para combater as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Série "Brincadeiras com a Minha Filha", idealizada por Adriana Bertini e sua filha, Alice Bertini, e fotografada por Silvana Garzaro – Foto: Silvana Garzaro – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Uma dos nomes parceiros da exposição é Silvana Garzaro, ícone da fotografia paulistana contemporânea, que clicou a série "Brincadeiras com a Minha Filha", idealizada por Adriana Bertini.

As imagens mostram bonecas costumizadas por Adriana e sua filha, Alice, de oito anos.

A O.X.E.S. ainda tem participação da artista visual e médica Fabiana Gabaskallás e curadoria da artista visual Lucrécia Couso em parceria com o médico infectologista Rico Vasconcelos.

A mostra tem apoio da Unaids, Instituto Cultural Barong, Fundo Posithivo e Impulse São Paulo.

Com entrada grátis, a exposição pode ser vista de 17 de abril a 29 de junho no Espaço opHicina (r. Teodoro Sampaio, 1.109, Pinheiros, tel. 11 3813.8466), em São Paulo, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 11h às 14h.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram!

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.