Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

O Retrato do Bob: Mia Couto encontra o sertão universal de Guimarães Rosa

Miguel Arcanjo Prado

2013-04-20T19:10:55

13/04/2019 10h55

Mia Couto, escritor moçambicano – Foto: Bob Sousa @bobsousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

O escritor moçambicano Mia Couto, 63, um dos maiores nomes da literatura africana, esteve esta semana no Brasil. Ele participou de encontro com o público sobre o livro "Grande Sertão: Veredas", marco da literatura brasileira publicado em 1956 pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967). Além de participar de um encontro com alunos da USP Leste na capital paulista, Couto apresentou um painel sobre a obra de Rosa no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. A atividade celebrou a nova edição do livro, publicado em novo tomo pela Editora Companhia das Letras. A ação ainda contou com trechos da obra de Rosa interpretados pelo Grupo Miguilim, de Cordisburgo, cidade natal do autor mineiro; todos sob direção de Bia Lessa, que adaptou o livro para os palcos. Ao encontrar a literatura de Guimarães Rosa, Mia Couto mostra que o sertão é um estado universal.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É autor do livro "Retratos do Teatro" (Ed. Unesp). Semanalmente, retrata com exclusividade para o Blog do Arcanjo no UOL grandes nomes da Cultura e das Artes na coluna O Retrato do Bob. Produção: Daniela Hamazaki.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram!

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.