Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Casa Marielle Franco é aberta em SP com pais da vereadora assassinada

Miguel Arcanjo Prado

2022-04-20T19:07:00

22/04/2019 07h00

Marinete e Antônio Carlos, pais de Marielle Franco, participam da abertura da Casa Marielle Franco em São Paulo ao lado da deputada estadual Isa Penna (PSOL), responsável pela iniciativa – Foto: Annelize Tozetto @annelizefotografia – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Marielle Franco agora é também nome de um espaço social e cultural no centro de São Paulo: a Casa Marielle Franco, repleta de atividades gratuitas.

Antônio Francisco e Marinete da Silva, pais da vereadora carioca assassinada de forma brutal e covarde há pouco mais de um ano e cujo crime ainda não foi solucionado pela polícia, participaram da abertura do local.

O espaço é uma iniciativa da deputada estadual Isa Penna (PSOL), que também utilizará a casa como gabinete estendido de seu mandato.

Casa Marielle Franco é inaugurada no centro de São Paulo com presença dos pais da vereadora carioca covardemente assassinada e cujos culpados ainda não foram punidos – Foto: Annelize Tozetto @annelizefotografia – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Os pais de Marielle ficaram emocionados com a homenagem à filha.

O público que acompanhou a cerimônia de abertura do espaço gritou diversas vezes "Marielle, Presente", exigindo resposta para a pergunta que reverbera não só no Brasil como pelo mundo: quem mandou matar Marielle Franco e por quê?

Com várias atividades culturais e sociais para a população, a Casa Marielle Franco fica na rua Barão de Limeira, 490, no bairro de Campos Elíseos, centro de São Paulo.

Símbolo de várias lutas sociais e com trajetória em defesa das comunidades carentes cariocas, a socióloga Marielle Franco era mulher, negra, criada na favela da Maré, lésbica e vereadora no Rio pelo PSOL.

Ela foi executada com três tiros na cabeça e um no pescoço juntamente com o motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018. O crime brutal e covarde repercutiu mundialmente.

Mais de um ano depois, o crime ainda não foi esclarecido pela polícia fluminense, o que é uma vergonha internacional para o Brasil.

Nesta segunda (22), a Prefeitura de Paris, na França, anunciou que a cidade terá um jardim com o nome de Marielle Franco.

Antônio Carlos e Marinete, pais de Marielle Franco, participam da abertura da Casa Marielle Franco ao lado da deputada estadual Isa Penna (PSOL) – Foto: Annelize Tozetto @annelizefotografia – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Siga Miguel Arcanjo no Instagram!

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.