Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Rapidinhas: Satyros têm novo xodó, o Cine Bijou da praça Roosevelt

Miguel Arcanjo Prado

2010-05-20T19:18:00

10/05/2019 18h00

Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, do Satyros, no Cine Bijou com o cachorro Chico – Foto: Reprodução/A Vida no Centro @avidanocentro.sp – Satyros – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Xodó
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores da trintona Cia. de Teatro Os Satyros, têm um novo hobby: passar no Cine Bijou para ver como anda a reforma da tradicional sala de cinema que eles reabrirão na praça Roosevelt, em breve. O olho do dono é que engorda o gado.

No escurinho do cinema
Todo mundo só quer saber uma coisa: o novo Cine Bijou vai ter lanterninha? E pipoca?

Mamãe, eu tô na Globo
O Satyros foi tema esta semana de extensa reportagem no "SP1", na Globo, sobre seus 30 anos e sua relação profunda com a praça Roosevelt, que inspira a peça "Mississipi", em cartaz no Sesc Consolação. "Parabéns pra vocês, que belíssimo exemplo", falou o apresentador Cesar Tralli após conhecer com os telespectadores a história da companhia. Coberto de razão.

O ator e diretor Robson Catalunha, do Satyros – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Refastelado
O ator Robson Catalunha, que costuma estar entre São Paulo, Sorocaba ou Nova York, causou ciumeira em São José do Rio Preto, no interior paulista. A coluna explica: ele está no elenco de "Mississipi", peça do Satyros que se apresentou no Sesc de lá nesta quinta (9). Só que na hora de os atores se instalarem no hotel, o quarto dele foi o mais pomposo, com direito a dois andares, banheira de hidromassagem e até escadaria. Danado.

Projeto secreto
Falando em Robson Catalunha, a coluna descobriu que ele está envolvido em um projeto secretíssimo do Satyros para breve, no papel de diretor. Mas o moço não abre o bico sobre o que é nem sob tortura. Homem de confiança.

A atriz Ju Alonso no camarim do Teatro Anchieta do Sesc Consolação – Foto: Silvio Eduardo – Satyros Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Foi por medo de avião…
Ju Alonso, atriz do Satyros, morre de medo de andar de avião. Ela fica feliz em viajar com o Satyros com a peça "Mississipi", mas quando precisa entrar numa aeronave abre o berreiro, como fez para ir ao Festival de Curitiba. Na viagem para São José do Rio Preto ela conseguiu segurar as lágrimas. Mas as mãos ficaram trêmulas todo o voo. Se não fosse o cuidado do colega de elenco Gustavo Ferreira, que segurou sua mão esquerda por toda a viagem, era capaz de infartar. Tadinha.

O ator Gustavo Ferreira: produzindo um novo espetáculo para Os Satyros e ainda planejando o festival Satyrianas 2019; neste ano ele completa dez anos como coordenador geral do evento – Foto: Laysa Alencar @alencar_photo – Divulgação Satyros – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Executivo dos palcos
Falando em Gustavo Ferreira, o moço não para. O ator, que brilha em "Mississipi" como um inescrupuloso síndico, já está com a cabeça em polvorosa por conta de um novo espetáculo que produzirá para Os Satyros e ainda o planejamento do festival Satyrianas, na primavera. Este ano Gustavo vai completar dez anos no cargo de coordenador geral do maior evento das artes cênicas em São Paulo. Poderoso.

Adolescentes da Barra Funda falam de seus cotidianos na peça "[Entre]", encenada em uma escola pública do bairro – Foto: Fernanda D'Umbra – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Teatro é educação
Luiza Gottschalk e Daniela Machado estão tão ambientadas no bairro da Barra Funda que resolveram dialogar fortemente com o entorno. Elas criaram o espetáculo "[Entre]", com dez adolescentes entre 14 e 17 anos. A peça de 50 minutos é encenada toda quinta e sexta até o fim de maio, sempre às 18h30, na Escola Estadual Dr. Alarico Silveira (r. Conselheiro Brotero, 100). Mas, atenção: só cabem 50 pessoas por sessão. É bom chegar com pelo menos uma hora de antecedência para retirar o ingresso com toda a calma do mundo. Combinado?

Alessandra Negrini é adolescente rebelde no teatro em "Uísque e Vergonha" – Foto: João Caldas – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Musa
Alessandra Negrini volta aos palcos de São Paulo neste sábado (11) no Teatro Novo com a peça "Uísque e Vergonha". Vive uma adolescente rebelde que perambula pela rua Augusta, point boêmio da grande metrópole. Eita.

"Gota D'Água {Preta}" faz três sessões neste fim de semana no nobre palco do Auditório Ibirapuera – Foto: Evandro Macedo – Divulgação Itaú Cultural – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Corra pra ver
Clássico de Chico Buarque Paulo Pontes imortalizado por Bibi Ferreira, o musical "Gota D'Água {Preta}", com elenco majoritariamente negro, faz três sessões em curtíssima temporada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, sexta e sábado, 20h, domingo, 19h, com ingresso a R$ 30. A direção é de Jé Oliveira, que está no elenco ao lado de Juçara Marçal e Rodrigo Mercadante, estes dois últimos em atuações memoráveis. Vai perder?

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.