Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Cineasta baiano Edgard Navarro será homenageado em Ouro Preto na 14ª CineOP

Miguel Arcanjo Prado

2023-05-20T19:09:00

23/05/2019 09h00

O cineasta baiano Edgard Navarro: homenageado este ano da CineOP – Foto: Leo Lara – Divulgação Universo Produção – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

O cineasta baiano Edgard Navarro será o homenageado da  14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada de 5 a 10 de junho de 2019 na cidade histórica mineira pela Universo Produção. Na noite de abertura, ele receberá o Troféu Vila Rica, seguida da exibição de seus filmes "Exposed" (1978) e "Superoutro" (1989).

Segundo o festival, a escolha de seu nome tem como objetivo "reconhecer uma obra de grandeza única e original no cinema brasileiro no ano em que o diretor completa 70 anos e seu filme mais paradigmático, 'Superoutro', atinge a marca de três décadas desde o lançamento e seu mais recente trabalho, 'Abaixo a Gravidade', ganha o circuito comercial".

"Essa carreira é uma súmula do modernismo brasileiro, passando pelo tropicalismo, Cinema Novo, underground, música popular e psicanálise", afirma o curador Francis Vogner dos Reis. "Assistir aos filmes do Navarro hoje, no momento em que estamos vivendo no Brasil, é muito esclarecedor e profético. Ele parecia indicar, desde seus primeiros trabalhos, um recalque do autoritarismo brasileiro, pela via fálica, que se manifestou como exercício de poder durante o regime militar e que voltou com força recentemente", complementa.

O cinesta Edgard Navarro – Foto: Leo Lara – Divulgação Universo Produção – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Ao longo da CineOP, serão ainda apresentados os filmes de Navarro "O Rei do Cagaço" (1977), "Porta de Fogo" (1982), "Lin e Katazan" (1986), "Talento Demais" (1995) e "Abaixo a Gravidade" (2018).

Evento dedicado ao cinema patrimônio, a CineOP vai enfocar este ano novas perspectivas da história do cinema, do patrimônio audiovisual e da educação guiadas pela ideia de território.

"A CineOP é uma declaração de princípios em favor do fortalecimento da cinematografia brasileira – polariza importantes ações de formação, reflexão, exibição e difusão com foco na preservação, história e educação. Em um mundo hiperacelerado e tecnológico, que muitas vezes se esquece ou negligencia sua própria história, a CineOP apresenta-se como palco de encontros, discussões e encaminhamentos do setor da preservação, do audiovisual em diálogo com a educação", fala a coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Em meio ao casario histórico de Ouro Preto, público assiste aos filmes da CineOP – Foto: Leo Lara/Divulgação/Universo Produção – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Veja a programação da CineOP

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.