Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Verônica Bonfim lança Nega Luxenta como resposta a estereótipo racista

Miguel Arcanjo Prado

2024-05-20T19:07:49

24/05/2019 07h49

A cantora Verônica Bonfim – Foto: Juliana Varajão – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

"Nega luxenta é o que você quiser ser", define a cantora Verônica Bonfim sobre sua música "Nega Luxenta", cujo clipe acaba de lançar. "Nega luxenta é toda mulher negra cis, trans, bi, lésbica, dona do seu próprio caminho, que escreve sua própria história", diz.

A cantora baiana é uma das sete estrelas do musical de sucesso de público e de crítica "Elza", com a vida da cantora Elza Soares, atualmente em cartaz no Rio e que volta a São Paulo no próximo mês.

Em conversa com o Blog do Arcanjo, Verônica revela que compôs "Nega Luxenta" em 2010. "Fiz para uma amiga, Shirlene Paixão, e a expressão vem de uma memória de infância de minha vó paterna, meu pai e irmãs, reis e rainhas, negros e negras vindos de África. É uma resposta a um estereótipo racista que nos dão desde sempre", pontua.

A cantora Verônica Bonfim – Foto: Juliana Varajão – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.