Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Mônica de Mauricio de Sousa é estrela em Beverly Hills, Los Angeles, EUA

Miguel Arcanjo Prado

30/05/2019 17h40

A personagem Mônica entre sua inspiração, Mônica Sousa, e seu criador, Mauricio de Sousa: exposição em Los Angeles – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

A homenagem à obra do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa é destaque da exposição "Portraits of Mônica", que abre nesta sexta (31), no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em foco na Galeria Vinicius de Moraes, no chiquérrimo bairro de Beverly Hills, estão diferentes retratos de sua mais famosa personagem: Mônica, a baixinha e dentuça mais amada do Brasil.

A mostra reúne até 2 de agosto trabalhos de artistas residentes no Brasil e em Los Angeles, que se inspiraram na personagem. A curadoria é da artista plástica Sandra Zebi e da fotógrafa Ana de Oliveira.

"É muito bom falarmos da Mônica para o público de Los Angeles. Para os brasileiros com saudades, essa é uma oportunidade de conferir a personagem em uma seleção de materiais artístico muito bem elaborados", diz Mauricio de Sousa, que aproveita a declaração ao Blog do Arcanjo para reforçar a presença de Mônica e sua turma em terras norte-americanas. "A 'Turma da Mônica Jovem' está nas lojas dos EUA com lançamento da editora Papercutz, de Nova York", avisa.

Para a filha de Mauricio que inspirou a personagem, Mônica Sousa — que atualmente é diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções — a mostra só reforça o carinho internacional que a Turma da Mônica tem. "Estou ansiosa para conferir de perto esse acervo de trabalhos artísticos sobre mim e a personagem. A exposição também reforça nossa presença e relevância fora do Brasil", fala, orgulhosa.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.