Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Rapidinhas: Satyros leva peça Mississipi à praça Roosevelt

Miguel Arcanjo Prado

2031-05-20T19:14:30

31/05/2019 14h30

O ator Robson Catalunha nos bastidores de "Mississipi": peça reestreia na Roosevelt em 7 de junho no Satyros 1 – Foto: Silvio Eduardo – Divulgação Satyros – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Quase uma Tieta
Espetáculo que celebra os 30 anos da Cia. de Teatro Os Satyros, "Mississipi" reestreia na praça Roosevelt, no Espaço dos Satyros 1, após temporada consagradora no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. A nova temporada começa em 7 de junho. As novas sessões serão sempre sexta e sábado, 21h. Perde não.

Volta ao lar
"Mississipi" é inspirada na própria praça Roosevelt, sobretudo no conflito entre pessoas em situação de rua e moradores dos prédios do centro paulistano. O texto de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez é repleto de sensibilidade e dialoga com o Brasil de hoje. Perspicazes.

Ilustração de Flavio de Souza para o livro "Fascinação", que ele lança neste sábado (1º) – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Romance
Criador de infantis de sucesso como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Mundo da Lua", Flavio de Souza lança o livro "Fascinação", neste sábado (1º) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na av. Paulista. O romance foi escrito a quatro mãos com Luci Collin e sai pela Ateliê Editorial. Coisa boa.

Vida de atriz
O livro de Flávio parte da peça homônima, estrelada por Marisa Orth na década de 1990, e mergulha na história de Laura, uma atriz famosa de teatro e TV. Interessante.

Cena da peça Epidemia Prata, da Cia. Mungunzá, com entrada gratuita na Mostra de Repertório Completo no Teatro Artur Azevedo – Foto: Leticia Godoy – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Passando a limpo
Criadora de peças como "Luis Antonio – Gabriela" e "Epidemia Prata", a Cia. Mungunzá fará Mostra de Repertório Completo no Teatro Artur Azevedo, na Mooca, em São Paulo, entre 21 de junho e 14 de julho, com ingressos gratuitos. O grupo completa dez anos de trajetória. Parabéns.

Lista completa
A coluna adianta quais são as cinco peças que estarão em cartaz: "Epidemia Prata" (2018), "Poema Suspenso para uma Cidade em Queda" (2015), "Era uma Era" (2015), "Luis Antonio-Gabriela" (2011) e "Por Que a Criança Cozinha na Polenta?" (2008). Qual você verá?

Cena da peça "Black Brecht", agora em cartaz no Galpão do Folias – Foto: Cristina Maranhão – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Nova temporada
Após sucesso de público no Sesc Pompeia, a peça "Black Brecht e se Brecht Fosse Negro?", do grupo Legítima Defesa, faz nova temporada no Galpão do Folias, em Santa Cecília, até 9 de junho. As sessões são de quinta a sábado, 21h, e domingo, às 19h. O ingresso é a preço popular: R$ 20 e R$ 10. Vai, gente.

Turma toda
"Black Brecht" tem texto de Dione Carlos e direção de Eugênio Lima. A coluna conta o nome dos artistas em cena: Eugênio Lima, Walter Balthazar, Luz Ribeiro, Jhonas Araújo, Palomaris Mathias, Tatiana Rodrigues Ribeiro, Fernando Lufer, Luiz Felipe Lucas, Luan Charles, Marcial Macome e Gilberto Costa.

O ator Eduardo Silva nos bastidores da peça "Mau Encontro": novas temporadas na Penha e em Santo Amaro – Foto: Guilherme Motta – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Sala de espera
Depois da primeira temporada de sucesso, a peça "Mau Encontro" estará no Teatro Martins Pena, na Penha, de 6 a 9 de junho. Depois, de 13 a 16 de junho vai para o Teatro Leopoldo Fróes, em Santo Amaro. A obra mostra um conflituoso grupo de personagens na sala VIP do aeroporto. Eita.

Turma boa
Com direção de Imara Reis e texto de Guilherme Mattos, a montagem gratuita traz atores Eduardo Silva, Gabriela Rabelo, Graça Berman, Pedro Lopes, Telma Dias, Valéria Simeão e William Amaral. Gente interessantíssima.

Flávio Rodrigues, Jé Oliveira, Jefferson Matias e Thaís Dias em "{Entre}", peça do Coletivo Negro em 2014 sob direção de Raphael Garcia: o nome se repete em outras duas peças em cartaz em SP – Foto: André Murrer – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Nome na moda
O teatro paulistano parece ter gostado mesmo do nome "Entre" para um espetáculo. Em 2014, o Coletivo Negro criou "{Entre}", segundo espetáculo da história do grupo. Atualmente, na Oficina Oswald de Andrade, o grupo Barracão Cultural apresenta a peça "Entre", com direção de Yara de Novaes e Carlos Gradin. Já na Escola Estadual Dr. Alarico Silveira, na Barra Funda, também é apresentada até esta sexta (31) outra peça chamada "[Entre]", dessa vez com alunos de escola pública dirigidos por Luiza Gottschalk. Pelo jeito, o nome pegou.

Personagens da peça "Os Gigantes da Montanha", de Luigi Pirandello montada pelo Grupo Galão, são recriados em HQ pelo cartunista Carlos Avelino – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Teatro e HQ
Montada pelo Grupo Galpão em 2013, a peça "Os Gigantes da Montanha" ganha versão em HQ pela editora Nemo para a exposição "Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura", em Belo Horizonte. Na mostra, o público verá rascunhos, rafes de páginas e arquivos originais do trabalho do cartunista Carlos Avelino, assim como fotos, vídeos, cenário e figurinos da peça de teatro. O lançamento nacional da HQ junto da abertura da exposição, com presença do ilustrador e do Grupo Galpão, está marcado para 4 de junho, às 19h, com entrada gratuita, na Casa Fiat de Cultura, em BH.

Ajeum, que estreia no próximo dia 3 de junho – Foto: Raoni Reis – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Vem aí
A peça "Ajeum" estreia dia 3 de junho, às 20h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A temporada curta vai só até dia 8 de junho. Corra, Lola, corra!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.