Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Crítica: Ótimo, Silente de Jorge Drexler é um jogo entre silêncio e som

Miguel Arcanjo Prado

2004-06-20T19:13:23

04/06/2019 13h23

Jorge Drexler no show "Silente" no Teatro Riachuelo, no Rio, nesta segunda (3) – Foto: Bruno Alencastro – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

"Silente", a nova turnê do músico uruguaio Jorge Drexler apresentada nesta semana no Brasil, traz o foco no silêncio para desabrochar, a partir dele, a presença da música.

Drexler nos apresenta cada canção em um cenário lúdico somado ao uso magistral das luzes, um formato experimental, repleto de nuances sensoriais, combinados ao magnetismo pessoal que imanta a plateia por meio de sua capacidade criativa e inovadora que o diferencia dos concertos anteriores.

Ao mesmo tempo, desde as duas canções iniciais de seu filho, Pablo, que antecedem o concerto e levam o público à vibe silenciosa pedida pelo show, se sente o acolhimento de conversar com um amigo na sala de casa, tornando fácil demais ter Drexler como cantor favorito, porque ele transcende o talento, um artista que se mostra transparente, feito de valores universais em extinção: generosidade, empatia, bonomia genuína.

Cheio de doçura que não o impede a fazer críticas cirúrgicas. Um dos momentos mais lindos da noite foi quando ele discursou sobre a educação pública, a valorização que ela deveria ter, ser a principal ferramenta de transformação, cantando na sequência "Rayo de Luz", canção que nunca foi gravada, feita para uso do governo uruguaio quando implementou a informática no ensino público.

Celebrei, neste show desta segunda (3), no Teatro Riachuelo, no Rio, dez anos de encantamento crescente, de admiração e orgulho pelo artista, pela pessoa gentil, simples, ao médico que curava apenas corpos para sanar almas. Para encerrar, a frase que mais ouvi ao final do espetáculo e que confirmo plenamente: "melhor show do Drexler já visto!".

Por Fagna Serra
Especial para o Blog do Arcanjo, do Rio

"Silente", de Jorge Drexler
Avaliação: Ótimo ✪✪✪✪✪

Nota do Colunista: Nesta quinta (6) e sexta (7), Jorge Drexler se apresenta no Teatro Bradesco, em São Paulo. A turnê brasileira "Silente" termina no sábado (8), com show no Teatro Guaíra, em Curitiba.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jorge Drexler (@drexlerjorge) em

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miguel Arcanjo Prado (@miguel.arcanjo) em

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.