Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Ataque terrorista a boate gay na Flórida inspira peça A Golondrina

Miguel Arcanjo Prado

2005-06-20T19:08:08

05/06/2019 08h08

Luciano Andrey e Tania Bondenzan estão em "A Golondrina" – Foto: Jairo Goldflus – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Atualmente encenada na Espanha pela grande atriz espanhola Carmen Maura, famosa por ser uma das estrelas de Pedro Almodóvar, a peça "A Golondrina" também está em cartaz em São Paulo, com os atores Tania Bondezan e Luciano Andrey.

A obra escrita pelo Espanhol Guillem Clua é inspirada no ataque terrorista a uma boate gay da Flórida em 2016, quando cerca de 50 pessoas foram mortas e outras mais de 50 ficaram feridas.

A montagem apresenta um encontro entre uma professora de canto, Amélia, e seu novo aluno, Ramon, que vai transformar a ambos e mostrar que a humanidade está em se sentir capaz de ser afetado pela dor do outro.

"A obra me encantou de tal maneira que, enquanto lia o texto pela primeira vez, parecia que aquelas palavras cabiam na minha boca, como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi amor à primeira vista", fala Tania.

"Minha personagem Amélia, que, por coincidência, é o nome da minha mãe, é uma mulher severa e sofrida, sobrevivente de uma tragédia. Representá-la é um exercício de mergulhar nas minhas emoções", define a atriz.

"É uma peça que fala sobre liberdade, diversidade e, sobretudo, sobre aceitação, temas tão caros nos dias que vivemos em todos os lugares do mundo e especialmente aqui no Brasil", complementa.

Gabriel Fontes Paiva, diretor da peça, destaca o talento do dramaturgo nascido em Barcelona. "Ele consegue prender a atenção o tempo todo com maestria", avisa.

Para Luciano Andrey, o grande destaque do texto é sua universalidade.

"O texto poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo. Os temas que ele trata – sem maniqueísmos – são absolutamente pertinentes ao momento atual. O autor propõe uma reflexão sobre a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro e sermos empáticos, que acredito ser a chave para as mazelas humanas", conclui.

"A Golondrina"
de Guillem Clua, com direção de Gabriel Fontes Paiva
Onde: Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação, São Paulo, tel. 11 3472-2414)
Quando: Sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h. 90 min. Até 9/6/2019.
Quanto: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia-entrada)
Classificação: 16 anos

Félix Gómez e Carmen Maura na versão espanhola de "A Golondrina": sucesso na Europa – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miguel Arcanjo Prado (@miguel.arcanjo) em

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.