Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

O Retrato do Bob: Edgar Morin é lucidez em meio à crise do pensamento

Miguel Arcanjo Prado

29/06/2019 11h39

Edgar Morin, sociólogo, filósofo e antropoólogo francês – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Considerado um dos maiores pensadores das ciências humanas, o filósofo, sociólogo e antropólogo francês Edgar Morin esteve este mês no Brasil este mês para uma conferência sobre estética e arte no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, em São Paulo. Nela, apresentou sua lucidez em meio à crise do pensamento no mundo contemporâneo. Diretor da cátedra que leva seu nome na Université de Montpellier, na França, ele falou sobre as forças econômicas com seu fluxo de crescimento obrigatório constante que adoecem a sociedade, bem como a alta dependência digital, alertando que estamos indo rumo ao caos. Ele posou para o fotógrafo Bob Sousa com exclusividade para o Blog do Arcanjo. Autor de mais de 30 livros, o produtivo intelectual de 97 anos publicará mais dois neste ano no Brasil pelas Edições Sesc. É preciso, cada vez mais, ouvi-lo.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É autor do livro "Retratos do Teatro" (Ed. Unesp). Semanalmente, retrata com exclusividade para o Blog do Arcanjo no UOL grandes nomes da Cultura e das Artes na coluna O Retrato do Bob. Produção: Daniela Hamazaki.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miguel Arcanjo Prado (@miguel.arcanjo) em

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.