Topo
Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo

Categorias

Histórico

Livro clássico de Mário de Andrade, Macunaíma tem nova adaptação no teatro

Miguel Arcanjo Prado

21/07/2019 10h21

"Macunaíma" faz temporada no Teatro Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana – Foto: Elisa Mendes – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Após concorrida estreia nacional em Belo Horizonte, "Macunaíma – Uma Rapsódia Musical" aportou em São Paulo neste fim de semana no Teatro Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana, onde cumpre rápida mas intensa temporada de quarta a domingo até 15 de agosto.

A montagem teve sete meses de preparo colaborativo que resultaram em três horas de espetáculo, divididas em dois atos, sob direção de Bia Lessa com a companhia A Barca dos Corações Partidos, a mesma que fez o sucesso "Gonzagão, a Lenda".

A peça adapta outra vez para os palcos o clássico romance do paulista Mário de Andrade, publicado 91 anos atrás e encenado por Antunes Filho há 41 anos, um marco do teatro nacional.

Ao assumir "Macunaíma" com seu olhar pós-dramático, Bia Lessa repete visita cênica a um cânone literário, como fez recentemente com o espetáculo "Grande Sertão: Veredas", baseado na obra do mineiro Guimarães Rosa e que lhe deu o Prêmio APCA de melhor direção, entre outros troféus.

Louvado pela intelectualidade como um dos livros seminais da cultura brasileira moderna, "Macunaíma" tem esta versão teatral assinada pela escritora Veronica Stigger, com idealização e produção de Andréa Alves, responsável também pela produção do musical "Elza", em cartaz com sucesso no Teatro Sérgio Cardoso.

Estão no elenco os artistas da Barca Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros, além dos atores selecionados em testes Ângelo Flávio Zuhalê, Hugo Germano, Lana Rhodes, Lívia Feltre, Sofia Teixeira e Zahy Guajajara e o músico Pedro Aune.

A encenação ainda traz direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que contaram com música adicional do duo O Grivo, além de iluminação dos irmãos Paulo e Pedro Pederneiras, do Grupo Corpo. As vozes em off são de ninguém menos que a intérprete baiana Maria Bethânia e o músico paulista Arnaldo Antunes.

"Macunaíma – Uma Rapsódia Musical" – Sesc Vila Mariana – Teatro Antunes Filho – R. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 5080-3000. Qua.: 15h. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 18h. 180 min. Até 15/8. R$ 15 a R$ 50.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.