Topo

Blog do Arcanjo

Seguir

Blog do Arcanjo no UOL elege Melhores da Cultura e do Entretenimento 2018

Miguel Arcanjo Prado

02/01/2019 17h12

Blog do Arcanjo no UOL elege os Melhores da Cultura e do Entretenimento 2018 em 47 categorias – Fotos: Divulgação – Arquivo Blog do Arcanjo – UOL

Após a lista dos Melhores do Teatro 2018, o jornalista, colunista e crítico de artes da APCA Miguel Arcanjo Prado, sempre atento ao mundo cultural como um todo, elege também os Melhores da Cultura e do Entretenimento 2018 do Blog do Arcanjo no UOL. Confira a lista.
Ps. O colunista entra em férias, retornando em 28 de janeiro de 2019.
Artista do Ano: Caetano Veloso
Seja na turnê "Ofertório" com seus filhos, apresentando ou sendo entrevistado em um talk show ou oferecendo sua contribuição sociopolítica, mais uma vez o artista baiano tropicalista demonstrou que seu tempo é aqui agora.

MÚSICA


Melhor Artista Pop: Anitta
Em 2018, não teve para ninguém. Com gula insaciável de conquistar o mundo, a jovem carioca aliou seu carisma a uma autocompreensão latina/gringa para trilhar o minucioso plano de sucesso na era ultraconectada.

Melhor Cantor: Mano Brown
Seja solo ou com o Racionais MC's, o rapper paulistano se manteve nome forte, influenciando não só o jogo cultural como também o político, com suas falas repletas de rara clarividência e capacidade discursiva.

Melhor Cantora: Elza Soares
A lendária cantora carioca mostrou que a mulher do fim do mundo pode ser deus se quiser, ao levantar a bandeira da união feminina e da luta negra, dialogando com a ancestralidade do bloco Ilu Obá de Min em seus shows.

Melhor Banda: BaianaSystem
Com sua terapia do som, o grupo baiano conseguiu a façanha de sintetizar ritmos ancestrais em diálogo potente como tempo presente, criando uma sonoridade repleta de discurso contestador e de farta personalidade.
Melhor Instrumentista: Bruno de Oliveira
Com potente groove próprio, o contrabaixista mineiro tocou em inúmeras bandas e projetos, tornando-se músico disputadíssimo em Belo Horizonte, cidade que já anda pequena para seu gigantesco talento.
Melhor Compositor: Gilberto Gil
O cantor e compositor baiano demonstrou no disco "Ok Ok Ok" que extrai poesia até mesmo de um difícil tratamento de saúde. Assim, utilizou seu cotidiano médico e o apoio familiar para construir delicadas canções.
Melhor Turnê: "Caravanas", de Chico Buarque
Após um longo hiato, o emblemático cantor e compositor carioca voltou aos palcos com novas composições e antigos sucessos, em um show repletos de novos significados a cada verso cantado.
Melhor Revelação: Veronez
Com uma presença performativa inquestionável no palco e dono de voz segura, o intérprete mineiro chamou a atenção como um dos nomes promissores da nova música brasileira logo em seu disco de estreia, cujo nome não poderia ser melhor: "Narciso Deu um Grito".
Melhor Hit: "Banho de Folhas", de Luedji Luna
A canção inspirada por aquela lendária quarta-feira repleta de folhas sagradas movimentou a carreira da cantora baiana radicada em São Paulo, que cresceu vertiginosamente do início ao fim de 2018.
Melhor Disco: "Fundamental", de Raphael Sales
O jovem cantor e compositor mineiro integrou ritmos étnicos para investigar elementos da natureza em composições eloquentes e delicadas, remetendo, de certo modo, à força criativa do lendário Clube da Esquina.
Melhor Feat.: Claudia Manzo, em "Cerca de la Paz", música de Raphael Sales e Larissa Alberti
A cantora chilena radicada em Belo Horizonte imprimiu força colossal nesta faixa de exuberante diálogo latino-americano, resultando em uma das mais belas canções do ano com seu arranjo primoroso.
Melhor Espaço para Shows: Casa Natura Musical
O charmoso espaço no bairro de Pinheiros, em São Paulo, com sua entrada perfumada e verde, abrigou o melhor da consagrada e da nova música brasileira, que encontrou público interessado e inteligente em shows intimistas e inesquecíveis.
Melhor Show Internacional: Fito Páez em "La Ciudad Liberada"
O ícone argentino reeditou o bom e velho rock'n'roll, deixando elétrico seus fãs, todos tornados adolescentes rebeldes outra vez, o que transformou o suntuoso Teatro Bradesco em um velho ginásio escolar. Rock, nena.
Melhor Festival de Música: Breve Festival
Com direito a vista panorâmica de Belo Horizonte do alto da Serra do Curral, o festival misturou medalhões, sucessos pop e novos nomes e estilos musicais em uma experiência sensorial de vigoroso e abrangente panorama musical.

CINEMA

Melhor Filme Brasileiro: "Arábia"
O longa de Affonso Uchoa e João Dumans é uma verdadeira obra-prima do cinema nacional ao desvendar com parcimônia a trajetória de um simples trabalhador em sua sina tão simbólica e cativante.
Melhor Filme Estrangeiro: Bohemian Rhapsody
A história vertiginosa de um dos maiores astros da história do rock é contada com uma interpretação eloquente de Rami Malek como o insubstituível Freddie Mercury, vocalista (e alma inquieta) do Queen.
Melhor Filme Netflix: "Roma"
O longa de Alfonso Cuarón surpreende pela delicadeza desconcertante diante da simbólica vida de uma doméstica mexicana. Impressionantemente, ela não perde a ternura diante de uma estrutura social perversa.
Melhor Filme Blockbuster: "Pantera Negra"
Negado em quase toda a história cinematográfica, o discurso identitário negro chega em forma de arrasa-quarteirão hollywoodiano, arrebatando milhões com sede de poder para o povo preto em todo o mundo.
Melhor Atuação: Marco Ricca e Drica Moares, por "Rasga Coração"
Na pele de um pai de família com passado de resistência à ditadura, o ator constrói um personagem complexo, com um contraplano à altura, na mulher interpretada com competência por Drica Moraes. Um casal profundo e dicotômico, nesta excelente adaptação para o cinema por Jorge Furtado do clássico teatral de Vianinha.
Melhor Atuação: Isabél Zuaa e Marjorie Estiano, por "As Boas Maneiras"
Representando contrapontos de toda uma sociedade, as duas atrizes demonstram sintonia rara em uma interpretação ao mesmo tempo individual e conjunta, que hipnotiza e faz refletir o espectador.
Melhor Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra, por "As Boas Maneiras"
A atrevida dupla do cinema paulista investiu em um gênero pouco explorado em nosso cinema com segurança e propriedade, criando uma das melhores produções de realismo fantástico de nossa Sétima Arte.
Melhor Complexo de Cinema e Programação: Reserva Cultural
O conjunto mais charmoso de salas de São Paulo, no coração da avenida Paulista, prima por programação de altíssimo nível. Isso se reflete no sofisticado público e na experiência única que o espaço proporciona, seja ao ver o filme ou mesmo frequentando seus charmosos espaços: lojinha, café, restaurante e até mesmo a pequenina padaria francesa.
Melhor Sala: Cinesesc
Sempre com uma programação inteligente e propositiva, a sala possui poltronas confortáveis, tela gigante, som impecável e até mesmo um bar interno para quem deseja bebericar ou petiscar algo, com elegância, durante o filme.
Melhor Festival de Cinema: Mostra de Cinema de Tiradentes
O mais charmoso evento cinematográfico abre o ano da Sétima Arte com direito a hospitalidade farta mineira em uma das mais belas cidades do país: repleta de cinema de qualidade por todos os lados.

TELEVISÃO

Melhor Programa de Entrevistas: "Persona em Foco"
Diante de um tempo cada vez mais apressado e superficial na televisão, o programa é um bálsamo no qual se pode acompanhar grandes trajetórias artísticas contadas por seus protagonistas, gente tarimbada de nossa história cultural.

Melhor Programa de Variedades: "Amor e Sexo"
O corajoso programa comandado por Fernanda Lima é oásis de ideias progressistas na TV aberta em um momento de virada ao conservadorismo na sociedade brasileira.
Melhor Talk Show: "Lady Night", com Tatá Werneck
A humorista de ritmo ágil e cabeça fervilhante reinventou o formato do talk show no Brasil, virando automaticamente nova referência no estilo.
Melhor Apresentador: Fabio Porchat
Com um humor divertido, sem ser chulo ou ofensivo, ele demonstrou timing cômico e hábil talento para entrevistar pessoas, no comando de seu finado talk show, o que o credencia a novos voos profissionais.
Melhor Apresentadora: Amanda Françozo
Mesmo fora da visibilidade dos grandes canais, ela demonstrou firmeza e competência ao cumprir a façanha de estar em duas emissoras ao mesmo tempo: comandando o feminino diário "Vida & Estilo" na Rede Brasil e à frente do primeiro e bem sucedido reality da TV Aparecida, o "Revelações Sertanejo".
Melhor Programa Musical: "Cultura Livre"
Roberta Martinelli revela ao grande público jovens talentos da nova música produzida no Brasil, fazendo de sua atração um raro espaço na grande mídia para aquela que é nossa mais emblemática pérola cultural.
Melhor Reality: "A Fazenda 10"
Sob comando de Marcos Mion, o melhor apresentador que a atração já teve, o reality da Record hipnotizou boa parte do Brasil com boas dosagens de elementos melodramáticos que o público ama. Ponto também para a direção e a habilidosa e experiente equipe da atração.

Melhor Programa Matutino: "Encontro com Fátima Bernardes"
A apresentadora e sua equipe demonstraram inteligência em casar o grande entretenimento popular nacional com temas muitas vezes tabus e espinhentos em nossa sociedade, sempre promovendo debate respeitoso com o outro, uma dádiva em ano de enfrentamentos tão conturbados.

Melhor Programa Vespertino: "Mulheres"
Sob comando de Ocimar de Castro, o programa se reinventou com sua nova apresentadora, a carismática e inteligente Regina Volpato, sem perder de vista o gosto da telespectadora que, mesmo após mudanças, se manteve fiel a esta longeva atração da TV brasileira.
Melhor Programa de Bastidores: "TV Fama"
Com uma equipe competente e experiente no jornalismo de celebridades, a atração noturna da Rede TV! vai atrás dos artistas para descobrir o que o povo quer saber. Em sua área, é imbatível.

ARTES VISUAIS

Melhor Exposição: "Histórias Afro-Atlânticas", no Masp e Instituto Tomie Ohtake
A exposição reuniu 450 trabalhos dos séculos 16 ao 21 que demonstraram os fluxos e refluxos culturais tendo no cruzamento do Atlântico seu elemento fundamental e expondo nossas profundas raízes africanas
Melhor Mostra: "Ocupação Ilê Aiyê", no Itaú Cultural
A história do mais belo bloco afro da Bahia e do Brasil ganhou corpulência e todo o axé possível na avenida mais importante da maior metrópole do país: lugar de poder onde o Ilê e seus criadores sempre almejaram estar.
Melhor Mostra Fotográfica: "Bob Wolfenson: Retratos", no Espaço Cultural Porto Seguro
Com meio século de carreira atrás de uma lente diante da qual posaram as principais personalidades recentes do Brasil, o fotógrafo paulistano reuniu seus pupilos e pupilas em uma série de retratos potentes e já históricos.

LITERATURA

Melhor Autora de Romance: Erika Balbino, por "O Osso: Poder e Permissão"
A autora estreou no gênero romance com potência e propriedade ao trazer para a literatura vozes pouco ouvidas em sua história: a dos moradores da periferia paulistana. E em ritmo vertiginoso.
Melhor Autor de Romance: André Nigri, por "Paralisia"
A história de um homem de meia idade perdido após uma grande desilusão amorosa é contada de modo burilado e requintado, em um livro cético e ácido em meio ao caos.

GASTRONOMIA e URBANIDADE

Melhor Restaurante: Tragaluz, em Tiradentes (MG)
Com ambientação barroca, imponente e ao mesmo tempo aconchegante, o estabelecimento sob comando dos exímios anfitriões Pedro e Patrícia Navarro — sob as bênçãos da lendária Tia Zê — é um bálsamo de sofisticação e alta gastronomia em diálogo intenso com os sabores das alterosas.
Melhor Buteco: Dali Daqui Bar
Em uma tranquila esquina no profundo da Barra Funda, próximo à linha do trem, o bar paulistano convida a sentar-se sem pressa em uma de suas mesas na calçada. O lugar une simplicidade a um bom atendimento, sem contar seu imperdíveis "chupitos".
Melhor Bar: A Dama e os Vagabundos Bar
Escondidinho próximo à linha do trem no bairro da Barra Funda, o lugar preza por drinques justos, cerveja gelada, parrilla prendida e o autêntico rock'n'roll tocado no vinil. Um charme.
Melhor Novidade: Heute Bar & Brunch
A modelo e proprietária Ellen Milgrau conseguiu realizar seu sonho: criar um lugar que fosse seu lounge idealizado. No coração de Santa Cecília, o novo bar paulistano é charmoso e sofisticado, um lugar para se estar bem, sem pressa.
Melhor Pista: Boteco Pratododia
No coração da Barra Funda, essa charmosa casa reúne em suas noites algumas das pessoas mais interessantes da cidade, que dançam freneticamente em sua pista sob comando de DJs que ainda tocam o bom e velho vinil repleto de groove.
Melhor Bem Servido: Frango com Tudo
Com cozinha farta funcionando até altas horas da madrugada, o restaurante/bar mineiro da Rede Biroska, comandada habilmente por Lilian Gonçalves, virou point de artistas nas noites e madrugadas no bairro boêmio de Santa Cecília.
Melhor Point: Galeria Crua
Repleto de pessoas descoladas, inteligentes e interessantes, o espaço atraiu público não só de olho nos quadros de jovens expoentes nas artes visuais da metrópole, como também em seu lounge ao ar livre, regado a caipirinha irresistível.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Blog do Arcanjo no UOL elege Melhores da Cultura e do Entretenimento 2018 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Sobre o autor

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo Minas, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes, Risadaria e Aplauso Brasil. Foi eleito duas vezes um dos dez melhores jornalistas do Brasil na categoria Cultura em Mídia Eletrônica pelo Prêmio Comunique-se.

Sobre o blog

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e bastidores do Entretenimento e da Cultura de um jeito leve e inteligente.

Mais Posts